Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão/Sérgio Martins

Mais três pontos

Por Sporting CP
01 maio, 2021

​Sporting CP vence CD Nacional por 2-0 com golos de Feddal e Jovane Cabral

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o CD Nacional por 2-0 em jogo da 30.ª jornada da Liga NOS, mantendo assim a vantagem de seis pontos para o segundo classificado, o FC Porto.
 
No encontro entre o primeiro e o último, Rúben Amorim, de regresso ao banco após ter estado suspenso, promoveu as entradas no onze de Luís Maximiano e Luís Neto, face às ausências forçadas de Antonio Adán e Gonçalo Inácio, e ainda de Daniel Bragança. No banco de suplentes, destaque para a presença do jovem guarda-redes André Paulo.
 
O CD Nacional, a precisar de pontos para ganhar fôlego na luta pela manutenção no campeonato principal, entrou atrevido na partida e colocou desde logo à prova Luís Maximiano – em estreia esta época na Liga NOS –, que respondeu com uma excelente defesa, impedindo males maiores a abrir.
 
Apesar deste susto, o domínio do Sporting CP foi sempre notório e ficou comprovado pouco depois, aos doze minutos, com Pedro Porro a descobrir Paulinho na área e o avançado a cabecear cruzado para uma defesa apertada de António Filipe. Logo a seguir, Pedro Gonçalves ainda voltou a assustar com um remate forte, mas o guardião deu novamente resposta à altura.
 
Já depois de terem visto a equipa de arbitragem anular-lhes um golo por fora-de-jogo, aos 35 minutos, os Leões ainda ficaram perto de marcar em duas ocasiões. Primeiro, numa confusão na área que terminou com um corte providencial de um adversário, e depois por Paulinho, no último lance antes do intervalo, que disparou um ‘tiro’ à meia-volta que esbarrou no poste.

Tal como a primeira, também a segunda parte arrancou com uma oportunidade do CD Nacional junto à baliza Leonina, bem resolvida por Luís Maximiano, mas foi sol de pouca dura. O Sporting CP rapidamente resfriou os ânimos e voltou a impor-se, ficando muito perto de fazer o primeiro golo do jogo por Nuno Santos e, instantes depois, através de Pedro Porro.
 
Aos 67 minutos, o CD Nacional ficou a jogar com menos um devido à expulsão de Ibrahim Alhassan, e a pressão verde e branca intensificou-se. Já com Jovane Cabral e Gonzalo Plata em campo, os lances de perigo sucederam-se, assim como as defesas de António Filipe, que voltou a impedir Paulinho de fazer o gosto ao pé, desta vez com uma parada decisiva de alto nível.   
 
Nos últimos dez minutos do tempo regulamentar, quando os insulares tentavam tudo para sair de Alvalade com um ponto na mão, o Sporting CP chegou finalmente ao golo que tanto procurou. Na sequência de um canto, Jovane Cabral assistiu Zouhair Feddal com conta, peso e medida e o central, de cabeça, atirou para o fundo das redes. Estava assim feito o 1-0 com justiça.
 
Já no período de descontos, com tudo praticamente decidido, os Leões ainda chegaram ao 2-0 através de um penálti assinalado na sequência de uma falta clara sobre Jovane Cabral. Na marca dos 11 metros, o extremo cabo-verdiano não tremeu e fechou as contas em 2-0.
 
Com este resultado, o Sporting CP estabeleceu um novo recorde na sua história ao atingir o 30.º jogo consecutivo na mesma edição do campeonato português sem perder.
 
Os Leões voltam a entrar em campo já na próxima quarta-feira, dia 5 de Maio, em Vila do Conde diante do Rio Ave FC.

Sporting CP: Maximiano, Zouhair Feddal, Sebastián Coates, Luís Neto, Pedro Porro (Gonzalo Plata, 73’), Daniel Bragança (Matheus Reis, 85’), João Palhinha (Jovane Cabral, 62’), Nuno Mendes (Matheus Nunes, 85’), Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Paulinho