Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rúben Amorim: "A motivação vai estar em alta"

Por Sporting CP
14 Set, 2021

Treinador lançou recepção ao AFC Ajax

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quarta-feira, o AFC Ajax para a primeira jornada da fase de grupos da UEFA Champions League (20h00) e Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa de antevisão.

Para o treinador Leonino, o emblema de Alvalade e os holandeses "são dois clubes com a mesma filosofia", mas o AFC Ajax está num patamar diferente. Ainda assim, a mentalidade verde e branca é a mesma de sempre.

"O AFC Ajax aposta muito na juventude e é conhecido por criar grandes jogadores, tal como o Sporting CP. Mas são clubes em momentos diferentes. Há pouco tempo estiveram nas meias-finais da UEFA Champions League e mantiveram muitos jogadores. Temos de passar por vários mercados para chegar ao momento do AFC Ajax. São clubes parecidos e equipas parecidas na juventude e na experiência, mas nesta competição o AFC Ajax é uma equipa muito mais experiente. Temos outras coisas: não damos nada como perdido, somos irreverentes, encaramos todos os jogos da mesma forma, seja numa competição nacional ou europeia", começou por dizer aos jornalistas no Auditório Artur Agostinho.

Sobre o momento competitivo do Sporting CP, Rúben Amorim explicou que é o melhor para a equipa crescer: "Em Famalicão deveríamos ter ganho o jogo, mas também podíamos ter perdido. Com o FC Porto fizemos um jogo muito bom. É um momento óptimo. Penso que a equipa está preparada e deve viver estes momentos. Ter um Clássico e jogar poucos dias depois contra o AFC Ajax faz crescer esta equipa. (...) A motivação vai estar em alta".

Conhecedor do AFC Ajax ("joga um futebol muito bom, com rotações na construção e extremos abertos"), Rúben Amorim lembrou que Erik ten Hag está há vários anos no comando técnico do adversário desta quarta-feira. "O treinador conhece bem a filosofia do clube e tem uma equipa muito perigosa, que tem sempre a bola e temos de contrariar isso", afirmou.

Novidades são os regressos de Gonçalo Inácio e Tiago Tomás, adiantou Rúben Amorim, mas Pedro Gonçalves e Sebastián Coates vão ficar de fora e não é possível "esconder o peso" que ambos têm na equipa: "Um foi o melhor marcador e o melhor jovem da Liga e o outro foi o melhor jogador da Liga".

Tendo jogado a UEFA Champions League como jogador, Rúben Amorim vai-se estrear na prova como treinador. Apesar de ser "especial" por esse facto, "a ansiedade e a vontade de vencer são as mesmas". "Assim que a equipa sai para o relvado e o árbitro apita é tudo igual. Tenho um péssimo registo na Europa e só posso melhorar", acrescentou.

Por fim, Rúben Amorim assegurou que a presença do Sporting CP na fase de grupos da UEFA Champions League vai ser bastante relevante para a evolução do grupo: "Vamos lutar por todos os jogos e não vale a pena fazer contas, seja aqui ou no campeonato. O objectivo é perceber se conseguimos lutar com os melhores. Para isso precisamos de grandes equipas, como o AFC Ajax. Queremos ser competitivos e ganhar o jogo".