Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "Só senti que estava ganho a partir do quarto golo"

Por Sporting CP
19 Out, 2021

​Sebastián Coates também falou aos jornalistas depois da vitória na Turquia

Após o triunfo desta terça-feira frente ao Beşiktaş JK (1-4), na terceira jornada do grupo C da UEFA Champions League, o treinador da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, Rúben Amorim, revelou que já esperava “um encontro muito difícil, tal como se veio a verificar”.
 
“Tivemos várias ocasiões, mas os primeiros 15 minutos foram do Beşiktaş JK. Sentimos dificuldades em ter a bola e controlar o jogo nesse período, mas o golo do Coates mudou o jogo. Isto acontece em vários jogos, dou o exemplo do duelo com o AFC Ajax, em que entrámos a perder. As situações de jogo mudam completamente a dinâmica do encontro e foi isso que aconteceu”, começou por dizer o técnico na conferência de imprensa após a partida. 
 
“Depois partimos para uma exibição muito boa, mas tivemos várias saídas e podíamos ter sido melhores. Fomos competentes defensivamente, evitámos muitas bolas com a linha defensiva. O golo que daria o 2-3 foi anulado e isso foi importante pois fomos para o intervalo na frente por dois golos. Na segunda parte controlámos e podíamos ter feito mais golos”, considerou.
 
O técnico verde e branco revelou depois o momento em que sentiu que a vitória já não fugia.
 
“Só a partir do quarto golo senti que o jogo estava ganho. Estávamos a falhar ocasiões e uma equipa com a qualidade do Beşiktaş JK, perante o seu público, pode fazer o 2-3, mesmo que seja aos 90 minutos. Já tivemos várias situações em que marcámos dois golos nos descontos e isso podia acontecer”, disse, esclarecendo a razão de ter sido Sarabia a bater o penálti do 1-3. 
 
“Até disse que era o Pote a bater porque queria mudar o lado pois sabia que eles tinham reparado que o Porro tinha marcado dois penáltis. Não quer dizer que ele marque sempre para o mesmo lado, mas não estava confortável e eles lá resolveram. Eu dou a indicação e se falharem pode ser que haja um problema, mas já nem me lembrava quem tinha marcado antes. Eles decidiram no campo e por mim está bem decidido desde que seja golo”, frisou, revelando que Pedro Gonçalves saiu “devido ao cansaço” e não deverá inspirar cuidados de maior. “Fez o jogo quase todo e correu muito. Penso que não terá nada de grave”, referiu.
 
Rúben Amorim deixou ainda elogios ao trabalho realizado pela restante equipa técnica nos pontapés de canto, que resultaram num bis de Coates em lances tirados a papel químico.  
 
“É mérito completo deles, os jogadores e a equipa técnica venceram o jogo. Pouco tive a ver com isso, principalmente na primeira parte, pois resolvemos de bola parada. Fizemos dois golos da mesma forma e no penálti também é o Coates a cabecear. As bolas são bem metidas e as movimentações muito bem feitas. Se acontece uma vez pode ser sorte, mas duas vezes tem de se dar mérito ao trabalho que o Carlos Fernandes, o Emanuel Ferro, o Adélio Cândido e os jogadores fizeram. Eles hoje desbloquearam completamente o jogo”, considerou.
 
Sebastián Coates, autor dos dois primeiros golos do Sporting CP e protagonista da jogada que originou o terceiro, mostrou-se satisfeito com o triunfo e enalteceu o trabalho do plantel. 
 
“Toda a equipa esteve muito bem e conseguimos uma grande vitória. O mais importante é que o grupo respondeu da melhor forma”, afirmou, antes de abordar os dois golos que marcou na sequência de duas bolas paradas semelhantes.: “Normalmente treinamos muito as bolas paradas. Às vezes dá golo, outras não. Sabemos que temos batedores de qualidade, a equipa técnica diz-nos onde temos de entrar e por vezes ganhamos a bola e acontece isto”.
 
O capitão falou ainda sobre a atmosfera adversa que os Leões encontraram no Vodafone Park.
 
“Todos os jogadores gostam destes ambientes e de disputar este tipo de jogos. É muito importante estarmos focados, principalmente nos primeiros minutos, e conseguimos isso. Sabíamos que o Beşiktaş JK ia pressionar muito e tentar roubar a bola. Conseguiram fazer isso nos primeiros 15 minutos, mas sabíamos que continuando o jogo e ficando com mais bola poderíamos causar muitos danos ao adversário”, considerou o internacional uruguaio. 
 
“Agora temos de pensar jogo a jogo como fizemos sempre. Hoje foi uma grande vitória para nós, mas temos de focar-nos no campeonato e depois continuar assim”, concluiu o central.