Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva/José Lorvão

Rumo aos oitavos-de-final!

Por Sporting CP
24 Nov, 2021

​Vitória por 3-1 sobre o Borussia Dortmund em grande noite europeia

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal carimbou o passaporte para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, nesta quarta-feira, ao vencer os alemães do Borussia Dortmund por 3-1 na quinta jornada do grupo C da UEFA Champions League. 
 
Rúben Amorim promoveu o regresso à titularidade de Sebastián Coates, que vinha de lesão, enquanto do lado da poderosa formação germânica o técnico Marco Rose não pôde contar com algumas das peças cruciais da equipa, casos de Haaland, Hummels ou Thorgan Hazard.
 
Perante um Estádio José Alvalade esgotado e com as bancadas em verdadeira ebulição, as duas equipas anularam-se na etapa inicial do encontro e não conseguiram criar quaisquer ocasiões de perigo, travando uma intensa luta no centro do terreno com diversos duelos.  
 
Em cima da meia-hora, o capitão Coates bateu longo para o ataque e a bola chegou até Pedro Gonçalves, que aproveitou uma falha da defensiva visitante para isolar-se na cara do guarda-redes Gregor Kobel e rematar certeiro para o fundo das redes. Estava assim feito o 1-0. 
 
Logo a seguir, o Borussia Dortmund respondeu com um remate ao poste, mas o conjunto Leonino passou a estar por cima com várias investidas no ataque, que acabaram por dar resultado aos 39 minutos, com Pote a assinar o ‘bis’ num disparo exímio de fora da área.
 

A segunda metade arrancou animada e com boas situações para os dois lados. Primeiro, Pablo Sarabia atirou para uma boa defesa do guardião adversário após passe de Pedro Gonçalves, e logo depois surgiu o golo dos alemães, que acabou por ser anulado devido a um fora-de-jogo.
 
A necessitar de diminuir a diferença no marcador, os forasteiros passaram a actuar mais ao ataque, enquanto o Sporting CP deu primazia a um jogo mais criterioso, privilegiando muitas vezes as transições rápidas, mas apresentando sempre uma defesa muito compacta e segura.
 
Já com a ala esquerda renovada, após as entradas de Ricardo Esgaio e Nuno Santos, Emre Can foi expulso e deixou a sua equipa a jogar com dez. Se o cenário já era mau para os alemães, piorou ainda mais quando o árbitro assinalou penálti por falta sobre Paulinho aos 80 minutos. Na conversão, Pote falhou, mas Porro apareceu de rompante e fez o 3-0 de cabeça na recarga.
 
Até ao apito final, além do golo de honra do Borussia, marcado por Malen no terceiro minuto de compensação, destaque para a estreia oficial com a listada verde e branca do jovem de 18 anos formado em Alcochete Flávio Nazinho, que entrou para o lugar de Pedro Gonçalves.  
 
Com este triunfo, o décimo consecutivo em todas as competições, o Sporting CP garante a segunda posição do grupo com um total de nove pontos e um bilhete para os oitavos-de-final.
 
Segue-se agora o regresso à Liga Portugal, já este domingo, com a recepção ao CD Tondela. A sexta e última jornada da fase de grupos, em casa do AFC Ajax, joga-se no dia 7 de Dezembro.
 
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro (Manuel Ugarte, 88’), Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Zouhair Feddal, Matheus Reis (Ricardo Esgaio, 67’), João Palhinha, Matheus Nunes, Pablo Sarabia (Nuno Santos, 67’), Pedro Gonçalves (Flávio Nazinho, 88’) e Paulinho (Tiago Tomás, 86’).