Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "O importante é continuar a vencer"

Por Sporting CP
18 Dez, 2021

Declarações do técnico depois do triunfo em Barcelos

No final da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal por 0-3 no terreno do Gil Vicente FC, este sábado, Rúben Amorim marcou presença na conferência de imprensa para analisar o encontro.

Em declarações aos jornalistas, o treinador verde e branco começou por elogiar o grupo por ter atingido os dez triunfos consecutivos na Liga Portugal, ainda que tenha reforçado que o objectivo é seguir nesta toada: "Os jogadores têm estado bem, são sólidos e muito competentes no que fazem. [Chegar às dez vitórias consecutivas na Liga] é passado. Há que retirar o que fizemos bem e o que não fizemos bem, mesmo hoje. Expulsámos um jogador nosso, é da nossa responsabilidade. Há que aprender com todos os jogos, tanto nas derrotas como nas vitórias. Mas parabéns aos jogadores por esta série, que não é muito normal. O importante é continuar a vencer".

Questionado sobre a substituição na primeira parte, quando tirou Pablo Sarabia para colocar Nuno Santos como consequência da expulsão de Luís Neto, Rúben Amorim explicou que "a ideia foi olhar para o todo". "Depois, houve um que teve de ser sacrificado e foi o Pablo [Sarabia]. Não é que o Pote estivesse a jogar melhor do que o Pablo, mas as características contam muito. O Nuno [Santos] está habituado ao corredor, é muito natural para ele. Defendendo bem, temos jogadores com muito talento. Os jogadores acabaram por dar razão ao treinador. Umas vezes corre bem, outras não", adicionou.

O técnico lembrou que "há que dar mérito ao Gil Vicente FC" pelo trabalho que deu ao Sporting CP, principalmente no primeiro tempo. "[O Gil Vicente FC] pressionou bem e conhece bem a equipa do Sporting CP. Quisemos sair muito por trás com o Gil Vicente FC forte na pressão, mas a primeira oportunidade é nossa. Mesmo assim, tínhamos espaço para jogar. Em duas ou três vezes, o Ugarte podia ter arrancado com a bola. Faltou-nos alguma energia no início e o Gil Vicente FC teve-a. Às vezes acontece e é mérito do Gil Vicente FC. Esta equipa percebe esses momentos e depois acaba por dar a volta aos jogos e começa a dominá-los", contou.

Para Rúben Amorim, os seus jogadores foram "muito competentes a defender e muito bons a atacar na segunda parte", mas podiam "ter feito mais golos". O timoneiro Sportinguista admitiu também que a equipa "está melhor" do que em 2020/2021, mas voltou a explicar que tudo pode mudar num curto espaço de tempo: "Temos jogo na quarta-feira e se perdermos estamos fora da Taça de Portugal. Se não ganharmos ao Portimonense SC podemos perder o primeiro lugar. Não há muito tempo para pensar que isto está muito bem. A primeira parte foi muito difícil e isso vai acontecer em mais jogos. A nossa equipa está mais experiente e melhor, mas nem todos os campeonato são iguais".

Sobre o cartão vermelho visto por Luís Neto, Rúben Amorim revelou que "não disse nada" ao defesa. "Ia dizer ao intervalo que estava irritado. Olhei para ele e perdi a irritação toda. Ele sabe que errou. A cara não é apenas de pedir desculpa, mas também de embaraço quando os colegas entraram no balneário. Quando vejo isso, não é preciso dizer nada. Tem sido muito importante para nós e sabe o que fez", acrescentou.

Por fim, o treinador comentou o regresso de Paulinho depois da ausência devido à pandemia de COVID-19: "O Paulinho é sempre um exemplo. Não teve os sintomas e isso é uma grande vantagem para nós. Preparou-se ao longo dos meses, perdeu dez dias, mas tem uma grande capacidade de trabalho e de luta. Tenho sempre muito orgulho nos jogadores em termos de sacrifício. Assim, tenho sempre a sensação de que vai correr bem".