Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Décima vitória seguida para a Liga

Por Sporting CP
18 Dez, 2021

Sporting CP vence no terreno do Gil Vicente FC (0-3)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este sábado, a casa do Gil Vicente FC para vencer por 0-3 na 15.ª jornada da Liga Portugal. Nuno Santos, Gonçalo Inácio e Daniel Bragança fizeram os golos dos Leões, que chegaram aos dez triunfos consecutivos para o campeonato.

Numa noite fria, mas com céu limpo, os Sportinguistas não faltaram e encheram o sector visitante do Estádio Cidade de Barcelos, estando também em grande número nas restantes bancadas.

Rúben Amorim escolheu um onze inicial com cinco alterações em relação àquele que entrou em campo em Penafiel. Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Matheus Nunes e Pedro Gonçalves regressaram à titularidade, assim como Paulinho, recuperado depois da paragem devido à pandemia de COVID-19. Também de volta esteve João Palhinha, que começou o desafio no banco de suplentes, onde também se destacou a presença de Geny Catamo.

A primeira parte acabou por ser bastante atribulada, com dois cartões vermelhos, um pontapé de penálti, decisões alteradas depois do recurso ao VAR e muitas - mesmo muitas - paragens, o que reduziu consideravelmente o tempo útil de jogo. Os minutos iniciais, ainda assim, não o faziam prever. Por outro lado, mostraram um potencial duelo de grande qualidade, com o Gil Vicente FC a apresentar-se ambicioso e com as linhas altas, pressionando o Sporting CP na zona de construção.

O primeiro remate pertenceu aos minhotos, mas Antonio Adán não teve problemas em defender a tentativa de Murilo. Respondeu o emblema de Alvalade logo a seguir, com Pablo Sarabia a atirar forte para intervenção do guarda-redes Žiga Frelih.

Aos 12 minutos, o primeiro cartão vermelho: depois um primeiro cartão amarelo, Tiago Martins foi ver as imagens do VAR e admoestou Kanya Fujimoto com a cartolina encarnada por falta dura sobre Matheus Reis. Com um a mais, o Sporting CP assumiu, naturalmente, total controlo da posse de bola e começou a subir no terreno em busca o 0-1. Tal tarefa ficou mais complicada aos 21 minutos, quando Luís Neto foi expulso no seguimento de um lance com Pedrinho. Dez contra dez e tudo em aberto em Barcelos.

Perto da meia hora de jogo, o Gil Vicente FC chegou com perigo à área dos visitantes, mas nenhum dos remates de Talocha e de Murilo incomodaram Antonio Adán. Do outro lado, Pedro Gonçalves atirou muito por cima quando estava em boa posição. Ainda no primeiro tempo, Rúben Amorim tirou Pablo Sarabia e lançou Nuno Santos, que passou para a ala esquerda enquanto Matheus Reis seguiu para o trio de centrais.

O Sporting CP esteve mais perto do que nunca de inaugurar o marcador aos 36 minutos, quando Tiago Martins - novamente depois de consultar o VAR - assinalou pontapé de penálti na área dos caseiros por falta sobre Manuel Ugarte. Na conversão, no entanto, Pedro Gonçalves atirou para boa defesa de Žiga Frelih, que logo a seguir também impediu o golo a Sebastián Coates. Assim, ao intervalo, o 0-0 prevalecia.

Vítor Carvalho fez o primeiro remate do segundo tempo, para o Gil Vicente FC, mas, aos 53 minutos, o Sporting CP deu um passo de gigante na construção da vitória.

Nuno Santos interceptou um passe de Rúben Fernandes na defesa gilista, avançou alguns metros com a bola e rematou forte para o fundo das redes, sendo que o tiro ainda desviou em Lucas antes de entrar. 0-1 e grande explosão de alegria em Barcelos. O golo Leonino acabou por desbloquear um encontro até então bastante complicado para o Sporting CP, que, a partir daí, dominou por completo as incidências e esteve bem mais confortável.

Já depois de um remate de Francisco Navarro para defesa de Antono Adán, João Palhinha entrou para o lugar de Manuel Ugarte. A seguir, Sebastián Coates cabeceou ao lado, com Paulinho a atirar com perigo aos 63 minutos.

Pouco depois, o 0-2: canto batido a partir da esquerda do ataque com a bola a sobrar para Pedro Gonçalves, que rematou forte contra Gonçalo Inácio, que, por sua vez, desviou para o fundo das redes. Com a vantagem duplicada, o Sporting CP selou, praticamente, a vitória no Norte do país.

Aos 77 minutos, Gonçalo Esteves deu lugar a Daniel Bragança, que rematou pouco depois para fora. Seguiram-se vários lances perigosos de Pedro Gonçalves, que teve diversas ocasiões que podiam ter resultado em golo, mas Žiga Frelih negou que tal acontecesse. Numa das oportunidades, já em tempo de compensação, o camisola 28 tentou facturar num excelente remate acrobático, mas sem sucesso.

Aos 90+3 minutos, finalmente, o marcador ficou fechado. Antonio Adán lança Paulinho com um longo pontapé e o ponta-de-lança ganhou espaço pela direita até servir Daniel Bragança na perfeição. Em zona frontal, o médio não perdoou e fez o 0-3, estreando-se a marcar pela equipa principal verde e branca.

Os Campeões Nacionais somaram mais uma vitória na Liga e são líderes isolados da tabela classificativa. O Sporting CP vai agora visitar o Casa Pia AC, na próxima quarta-feira, para a quinta eliminatória da Taça de Portugal.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto, Sebastián Coates [C], Gonçalo Inácio, Gonçalo Esteves (Daniel Bragança, 77'), Manuel Ugarte (João Palhinha, 57'), Matheus Nunes, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Pablo Sarabia (Nuno Santos, 30') e Paulinho.