Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Leões derrotados em Alvalade

Por Sporting CP
22 Jan, 2022

Sporting CP dominador não foi eficaz

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, diante do SC Braga por 1-2 em jogo da 19.ª jornada da Liga Portugal. Um resultado injusto, num jogo de domínio verde e branco.

Rúben Amorim fez duas alterações, relativamente ao encontro diante do FC Vizela (0-2), apostando de início em Antonio Adán, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates, Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, João Palhinha, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Paulinho e Pablo Sarabia.

À procura de mais três pontos no Campeonato Nacional, a formação Leonina entrou bem e dominadora na partida, com Pedro Gonçalves a deixar o primeiro aviso aos 11 minutos de jogo. Remate rasteiro com Matheus a mostrar-se atento e a segurar sem problemas. A seguir foi Paulinho, que teve o golo nos pés, numa boa oportunidade do Sporting CP, mas o esférico esbarrou em Tormena.

O SC Braga tentava responder, tendo algumas dificuldades em sair a jogar, mas aos 19 minutos Ricardo Horta fez o primeiro remate da equipa visitante, que acabou por sair ao lado da baliza defendida por Antonio Adán.

Melhor o Sporting CP, a ameaçar o golo, que chegou aos 25 minutos. Matheus Nunes, de regresso ao onze, lançou ‘Pote’ para a área, o extremo recebeu com o pé direito e com o esquerdo rematou, fazendo a bola passar entre as pernas do guardião braguista. O auxiliar levantou a bandeirola, por suposto fora-de-jogo, mas o VAR rectificou e validou o primeiro tento verde e branco.

Sporting CP na frente do marcador, com o golo a abrir o encontro e a animar as bancadas do Estádio José Alvalade, que contaram com 26.989 adeptos.

Seguiram-se mais oportunidades para a turma verde e branca, com destaque para um remate de Pedro Gonçalves, desta vez a receber de Pablo Sarabia, mas a bola saiu ao lado. Paulinho também ainda tentou a nota artística, em cima do minuto 45, ao rematar de calcanhar, mas estava em fora-de-jogo.

Assim, 1-0 ao intervalo com o Sporting CP a pecar na finalização e com o SC Braga a empatar logo no início da segunda metade na marca de pontapé de penálti. Bola para um lado, Antonio Adán para outro, depois de uma falta de Matheus Reis sobre Galeno - um lance que deixou muitas dúvidas e que levou o árbitro Hugo Miguel a rever a jogada, assinalando falta.

Empate no marcador com mais de meia-hora para jogar, mas a haver várias paragens.

Pedro Gonçalves, aos 59 minutos, numa jogada rápida, correu pela direita e rematou à entrada da área, tentando surpreender Matheus, mas o guardião defendeu para a frente. Logo a seguir foi Paulinho, após receber de Matheus Reis, a cabecear ao lado. Na insistência, os protagonistas dos últimos dois remates tiveram mais um lance de perigo na área braguista.

Com o 2-1 em mente, dado o caudal ofensivo dos Leões, Rúben Amorim lançou Bruno Tabata em jogo, fazendo sair Zouhair Feddal. Matheus Reis passou para central, com Bruno Tabata a assumir o lado esquerdo da defesa. E o extremo teve o 2-1 nos pés, aos 73 minutos, após Pedro Gonçalves o ver sozinho na esquerda, mas a bola saiu ao lado.

Aos 75 minutos, o técnico Leonino voltou a mexer fazendo sair Pablo Sarabia e João Palhinha, apostando no regresso de Jovane Cabral, após várias semanas afastado devido a lesão, e em Manuel Ugarte.

O SC Braga beneficiou depois de um livre indirecto dentro da área, após um atraso de Gonçalo Inácio em que Antonio Adán tocou com a mão na bola quando Abel Ruiz tentava chegar. Ricardo Horta assumiu o lance, Pedro Gonçalves evitou o remate à baliza, dando canto.

Mantendo-se o 1-1, o Sporting CP continou focado na baliza adversária com mais oito minutos, após o minuto 90, para tentar chegar ao triunfo. Pedro Gonçalves dispôs logo de uma boa ocasião de golo - mais uma! -, mas Matheus fora dos postes voltou a negar-lhe o golo. O SC Braga respondeu com um remate ao lado, mas continuou a ver-se um Sporting CP mais ofensivo, com Sebastián Coates a dar o exemplo.

Ainda assim, quem marcou foi mesmo o SC Braga, aos 90+7 minutos. Alívio de Gonçalo Inácio em zona perigosa, com os braguistas a recuperarem e Gorby a rematar rasteiro sem hipóteses para Antonio Adán.

O Campeão Nacional volta agora a jogar na próxima quarta-feira, em Leiria, diante do CD Santa Clara em jogo das meias-finais da Taça da Liga, prova que os Leões também conquistaram na temporada passada.