Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva e José Lorvão

Na final da Taça da Liga

Por Sporting CP
26 Jan, 2022

Sporting CP derrotou CD Santa Clara por 2-1

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal superou, esta quarta-feira, o CD Santa Clara por 2-1 nas meias-finais da Taça da Liga. Com este triunfo, os actuais detentores do troféu asseguraram um lugar na final, onde vão defrontar o SL Benfica.

Rúben Amorim promoveu quatro alterações ao onze inicial em comparação com a recepção ao SC Braga, lançando Luís Neto, Nuno Santos, Manuel Ugarte e Bruno Tabata na equipa. Foram os Leões a entrar melhor, a assumir o domínio do encontro e a definir o ritmo do duelo. O CD Santa Clara, por outro lado, não conseguia sair do próprio meio-campo, estando completamente sufocado pelo Sporting CP.

A primeira grande ocasião de golo chegou aos 15 minutos, quando Nuno Santos, lançado por Matheus Reis pela esquerda, colocou a bola no coração da área. Depois de alguma confusão, a defesa do emblema dos Açores afastou a bola. Um quarto de hora depois, nova grande chance, desta feita com Bruno Tabata a aproveitar um erro adversário para servir Pablo Sarabia. O internacional espanhol tirou um defesa do caminho e rematou, mas Ricardo Fernandes conseguiu impedir o 1-0.

Totalmente fora de contexto e no sentido contrário da maré do encontro, o CD Santa Clara inaugurou o marcador aos 32 minutos. Num livre directo, Lincoln rematou forte e bateu Antonio Adán, protagonizando um golo de belo efeito que colocou o Sporting CP em desvantagem.

A formação Leonina reagiu de seguida. Primeiro, foi Bruno Tabata a tentar facturar em duas ocasiões e, depois, Ricardo Esgaio marcou mesmo, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo.

A cinco minutos dos 45, Bruno Tabata serviu Nuno Santos com um passe longo e este, de primeira, tentou servir um colega em zona de perigo. No entanto, apareceu o defesa Mikel a cortar para a própria baliza do CD Santa Clara. Golo do Sporting CP e explosão de alegria para os muitos milhares de Sócios e adeptos presentes em Leiria.

Até ao final da primeira parte, destaque para os remates de Bruno Tabata e de Matheus Reis - para defesa de Ricardo Fernandes e para fora, respectivamente - e para o segundo lance perigoso para o CD Santa Clara, com Cryzan a responder ao livre lateral de Lincoln com um cabeceamento ao poste do Sporting CP.

O 1-1 era, contudo, bastante injusto, uma vez que apenas uma equipa - a de Alvalade - jogou um futebol ofensivo. A posse de bola ao intervalo, de acordo com as estatísticas oficiais da Liga Portugal, eram reveladoras disso mesmo: sete remates contra três, seis cantos contra um e 73% de posse de bola contra 27%.

A segunda parte voltou com ligeiramente menos intensidade, mas sempre com o domínio do Sporting CP. Aos 58 minutos, os Leões tiveram mesmo mais um golo anulado, desta feita a Bruno Tabata, por fora-de-jogo.

Logo a seguir, a partida esteve parada durante algum tempo quando o árbitro António Nobre consultou o VAR devido a um possível pontapé de penálti na área do CD Santa Clara. Finalmente, o juiz assinalou mesmo o castigo máximo e expulsou Rui Costa, dos insulares.

Chamado a converter, Pablo Sarabia não perdoou, rematando com força e colocação para o 2-1. Nas bancadas, mais festa no Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa.

Rúben Amorim começou a mexer pouco depois, com Matheus Nunes e Paulinho a entrarem para as saídas de João Palhinha e Pedro Gonçalves. Mais tarde, Pablo Sarabia e Ricardo Esgaio deram lugar a Rúben Vinagre e Gonçalo Esteves.

Continuou o Sporting CP à procura de mais um golo e não ficou longe em vários momentos. Aos 83 minutos, Paulinho atirou para defesa de Ricardo Fernandes, embate que se voltou a verificar seis minutos depois, desta feita com uma excelente intervenção do guardião do CD Santa Clara. No pontapé de canto que se seguiu, Matheus Reis cabeceou para dar mais trabalho a Ricardo Fernandes e Paulinho, na recarga, atirou ao lado.

Houve ainda tempo para a entrada de Tiago Tomás (saiu Nuno Santos) e, apesar dos muitos minutos de compensação, o 2-1 manteve-se intacto até ao apito final.

Assim, o Sporting CP garantiu um lugar na final da Taça da Liga, onde vai defrontar o SL Benfica. O dérbi está marcado para o próximo sábado, 29 de Janeiro, às 19h45 no Estádio Municipal de Leiria - Dr. Magalhães Pessoa.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Luís Neto [C], Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Ricardo Esgaio (Gonçalo Esteves, 80'), Manuel Ugarte, João Palhinha (Matheus Nunes, 67'), Nuno Santos (Tiago Tomás, 90'), Pedro Gonçalves (Paulinho, 67'), Pablo Sarabia (Rúben Vinagre, 80') e Bruno Tabata.