Rui Borges: "Tenho a certeza de que seremos competitivos e competentes"
30 Jul, 2025
Treinador lançou o dérbi da Supertaça
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal arranca oficialmente a temporada 2025/2026 esta quinta-feira, às 20h45, com a Supertaça contra o SL Benfica no Estádio Algarve.
Nesse sentido, Rui Borges marcou presença, esta quarta-feira, na conferência de imprensa de antevisão ao dérbi. Na Academia Cristiano Ronaldo, o treinador Leonino revelou ambição e confiança no grupo que dirige para conseguir conquistar o primeiro troféu da época.
Mensagem para os bombeiros
"Deixo um abraço solidário de muita força para todos os bombeiros do nosso país nesta fase mais difícil. Todos os anos são importantes e envio muita força."
Supertaça
"É bom começar [a época] com a disputa de um troféu. É sinal de que ganhámos, neste caso dois troféus que queríamos muito. Não pode haver motivação maior do que começar com a disputa de um troféu, mesmo sabendo que o início de época é sempre um momento diferente. Estamos à procura da nossa melhor forma, houve jogadores a chegar mais tarde, a entrar e a sair. É uma corrida à procura da melhor forma. Ainda estamos à procura dela, mas tenho toda a certeza de que seremos competitivos e competentes perante um grande adversário, o nosso maior ao longo da última época. Espera-se um grande jogo, com um grande público, e que seja, acima de tudo, um bom espectáculo."
Favoritismo
"Não somos favoritos. São jogos de 50-50. Independentemente de quem seja Campeão ou não, são duas grandes equipas com grandes jogadores."
Importância da pré-época
"É sempre importante em qualquer clube. Para mim, no Sporting CP, é uma novidade e temos de nos adaptar porque estou num clube grande e diferente. A pré-época é, também, diferente. Queríamos ter todos os jogadores do plantel desde o primeiro dia para ganharmos tempo e adquirirmos o processo. Em clubes grandes como o Sporting CP não é bem assim. Os internacionais chegaram mais tarde, entram e saem jogadores porque são apetecíveis. Mexe com o nosso dia-a-dia, mas sou o treinador mais feliz do mundo porque estou num grande clube. A pré-época é importante para adquirirmos melhores comportamentos, até porque ao longo da época estamos em muitas competições e é quase só jogar e recuperar."
O muda no Sporting CP com Luis Suárez
"Não se trata apenas da ideia do treinador, mas sim de nos ajustarmos às individualidades e equipa que temos. O Suárez chegou há poucos dias, ainda não tem os comportamentos colectivos inseridos. É um jogador maduro e acredito que facilmente os terá, mas há ligações muito próprias que são criadas. Perdeu-se uma referência, não fugimos a isso, mas vamos ganhar outra, seja o Suárez ou o [Conrad] Harder. Vão dar coisas diferentes do Viktor [Gyökeres]. Jogadores como Pote, [Francisco] Trincão, [Geovany] Quenda ou Geny [Catamo] tinham ligações com o Viktor e agora têm de ganhar rotinas com a malta nova, o que vai levar algum tempo. Faz parte. (...) Em termos tácticos não muda nada. Sai um jogador, entra outro. O futebol é isto. Tenho o plantel que quero e vamos à luta."
Maxi Araújo
"Está em dúvida para o jogo."
Concorrência entra Conrad Harder e Luis Suárez
"São dois jogadores que vão disputar a vaga de avançado e as oportunidades, o que não quer dizer que não possam jogar os dois. Vai depender do que forem capazes de demonstrar no dia-a-dia e se agarram as oportunidades. Apesar de não ter tido muitos jogos como titular porque havia uma referência a nível europeu e mundial num momento de forma muito acima, o Harder, quando foi chamado a jogar, cumpriu e fez o que lhe foi pedido. Não é o Viktor, vai dar coisas diferentes e, tal como o Suárez, tem de se adaptar à equipa."
Comunicado do SL Benfica e final da Taça de Portugal
"Nem vou falar sobre isso. Começamos a época com um grande jogo. Que seja um grande espectáculo, não nos vamos focar no que não faz sentido. São duas grandes equipas com adeptos dos dois lados. Que haja respeito com paixão, acima de tudo, e que todos nos saibamos comportar. (...) Taça de Portugal? Para nós, acabou bem. Ganhámos uma Taça e os adeptos estavam felizes. Passado é passado e já não penso naquilo que ganhei."
Plantel
"Está equilibrado para já. Claro que queremos sempre acrescentar uma ou outra coisa. Tem-se falado de lateral-direito, lateral-esquerdo, avançado..."
Vantagem de ter começado a pré-época mais cedo?
"Não olho dessa forma. Quem quiser olhar assim está nesse direito. O adversário acabou a época mais tarde e teve menos férias, mas perdeu menos condição física. Estavam mais preparados quando regressaram, enquanto nós tivemos uma paragem mais longa em que perdemos toda a condição física. Entrando os internacionais mais tarde e com os reforços com poucos dias, condiciona, mas é o nosso trabalho e temos de nos adaptar para sermos o mais competitivos possível. Não acho que vá condicionar qualquer uma das equipas porque a ambição de ambas será enorme."
Preparação do jogo
"Só tivemos acesso a um jogo do adversário, que tem uma base bastante grande do que foi a época passada. Sabemos o trabalho do míster Bruno Lage ao longo da carreira, as ideias principais não fogem muito. Agora, tem jogadores diferentes com dinâmicas diferentes, mas isso não serve de desculpa. A motivação de disputar o troféu e ganhá-lo tem de ser mais importante. Temos de ter capacidade de nos adaptar ao que o adversário vai apresentar."
Lateral-esquerdo
"Temos Quenda, [Ricardo Esgaio], [Iván] Fresneda], Geny... Há muitas soluções. Alguém joga lá de certeza."
Morten Hjulmand
"É jogador do Clube, tem uma cláusula... Quem o quiser vir buscar vai ter de falar com o presidente. Olho para ele todos os dias e está motivado, concentrado e ligado. É capitão, líder, tem dado o exemplo diário na exigência do treino. Veio diferente, casado [risos]. De resto, está igual. Sinto-o tranquilo e motivado."
Saída de Viktor Gyökeres
"São coisas que não controlo. Nem liguei. Estava mais focado e preocupado com o grupo, em começar a treinar e a estar preparado para a exigência da época. Sabíamos que ele ia acabar por sair porque não faltariam clubes para onde ir. Marcou uma era, agradecemos muito tudo o que ele fez. Ajudou-me imenso e desejo a melhor sorte no futuro. Cá continuamos, fortes, Sporting CP e Campeões."
Diogo Travassos
"A renovação tem de significar muito para ele. É sinal de que está a fazer o caminho dele muito bem. Foi até 2030, o que dita bem o que todos esperamos dele. Tem 21 anos, cresceu muito no ano passado no CF Estrela da Amadora, na Liga Portugal. Tinha vindo de lesão, passou por todo esse processo, e conseguiu-se reerguer e acreditar no sonho de jogar no Sporting CP. A perspectiva é muito boa para o futuro dele e por isso é que está aqui neste início de época. Depois, mais à frente, entre todos veremos qual será a melhor opção para o seu futuro. Acreditamos muito nele, está aqui porque pedi para estar aqui. Já o tínhamos tentado trazer de volta em Janeiro, mas não conseguimos."
Reforços
"Estamos a tentar arranjar, dentro daquilo que idealizámos, melhores opções e soluções. Entre todos, porque no Sporting CP toda a gente conta muito em todos os sectores."