Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Rui Borges: "Vamos fazer tudo para ganhar e continuar o caminho no campeonato"

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Sporting CP recebe SC Braga no domingo (19h15)

No Estádio José Alvalade, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal vai enfrentar o SC Braga, este domingo (19h15), em partida da oitava jornada da Liga Portugal. Na véspera do encontro, Rui Borges, treinador dos Leões, fez a antevisão em conferência de imprensa, onde analisou os perigos do adversário e realçou o foco único da sua equipa.

Adversário esperado
“Espero um SC Braga forte. Independentemente dos resultados menos positivos no campeonato [há cinco jornadas sem vencer], é sempre uma grande equipa. Apesar de tudo, fora de portas ainda não perdeu e é onde marca mais e sofre menos. É uma equipa que quer ser dominante - penso até que é a que tem mais posse de bola no nosso campeonato -, faz muitos cruzamentos e vive muito dos homens na largura. É uma equipa diferente da da época passada e vem moralizada pelo resultado nas competições europeias [0-2 ao Celtic FC]. Deste lado também vai estar uma equipa super-motivada, com ‘casa cheia’ e que vai fazer tudo para ganhar o jogo e continuar o seu caminho no campeonato.”

Mudanças à vista?
“Todos os jogadores estão disponíveis, e todos têm de estar preparados para jogar e para não jogar. Quem entrar vai dar uma boa resposta e a confiança da equipa técnica é igual para todos.”

Foco no jogo, apesar do clássico entre FC Porto e SL Benfica nesta jornada
“Qual é o clássico? O Sporting CP-SC Braga? Quero ganhar. Só estou preocupado com o nosso jogo, que é contra uma grande equipa e que nos colocará muitas dificuldades. Estamos no início do campeonato e, por isso, [o duelo entre rivais] não vai definir nada.”

O apoio sentido
“A crítica faz parte, não me preocupa. Sei, acima de tudo, do carinho que tenho recebido desde sempre da grande maioria dos Sportinguistas. Na rua tem sido fantástico e no estádio tem sido absolutamente incrível. O que importa é o Sporting CP ganhar. Acredito que, aos poucos, mais gente acredita no nosso trabalho. O que me move é fazer o melhor pelo Sporting CP.”

O empate (1-1) com o SC Braga na época passada
“Foi um jogo em que fomos superiores em tudo e, numa fase em que o jogo estava completamente controlado, um lance ‘deitou por água abaixo’ no resultado. Foi num cruzamento e, esta época, o SC Braga é a equipa que mais cruza e o [Leonardo] Lelo é o jogador com mais ocasiões criadas no campeonato. Temos de estar ‘ligados’ e preparados para as dinâmicas do SC Braga actual, que é completamente diferente do da época passada.”

A importância de defender bem os cruzamentos
“Não acho que seja o nosso ‘calcanhar de Aquiles’. Até acho que, para aquilo que somos em termos atléticos, e não tendo o Diomande, temos sido muito competentes. Somos uma equipa pressionante e que vai para duelos individuais. O SSC Napoli abusava e muito de cruzamentos e no único que não conseguimos anular – e até do lado contrário em que são fortes – acabámos por sofrer o segundo golo. Temos de arranjar formas de anular essa nuance com pequenos pormenores e comportamentos. É um ponto forte do SC Braga.”

Derrotas nos três jogos de maior dificuldade da época (SL Benfica, FC Porto e SSC Napoli)
“Se perder os jogos ‘grandes’ para o campeonato mas ganhar todos os outros, sou Campeão Nacional. Foram jogos muito equilibrados e acabaram por sair para o adversário. Vejam também o passado, mas isso não me diz nada. Não queríamos ter perdido, mas estamos focados jogo a jogo.”

Jogo da Taça da Liga e sobrecarga no calendário
“Os treinadores estão fartos de se queixar… Realmente, cada vez é mais forte a sobrecarga nos jogadores. Olhando para esse jogo em específico, também não dá para encaixar o jogo noutra altura. É difícil de encaixar. É esperar que o plantel esteja todo disponível nessa altura.”