Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Luís Barata: "Estamos a preparar muito bem a Supertaça"

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Leoas do rugby defrontam Sport CP/CRAV este domingo

A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal vai disputar, este domingo, a Supertaça com o Sport CP/CRAV, com o jogo a estar marcado para as 14h00 no Campo de Rugby da Moita, Anadia.

Na antevisão à Sporting TV, o treinador Luís Barata falou sobre o momento da equipa que dirige, assegurando que o trabalho está a ser realizado da melhor forma.

"Estamos plenamente focados no objectivo de construir uma equipa. Temos muitas atletas jovens e temos tido uma aposta na formação. Estamos a construir e a construir bem. Possivelmente, as coisas não vão acontecer como queremos no imediato, mas estamos fortes, muito focados e a preparar muito bem a Supertaça", referiu.

O técnico lembrou que a pré-época contou com "um estágio muito produtivo" que serviu para "trabalhar algumas das questões para esta época e novidades relativas à estrutura da equipa e à dinâmica de ataque". "Queremos surpreender", acrescentou.

Admitindo que "a pressão existe sempre para quem veste de verde e branco", Luís Barata abordou, então, o adversário de domingo.

"O Sport CP/CRAV é uma equipa muito forte e está num processo de construção com alguns anos que está a ter resultados. São fortes defensivamente e no ataque também. Jogam muito bem ao pé e são fortes a nível táctico. Temos de trabalhar para fazer face a essas adversidades e mostrar o nosso rugby", frisou.

Por fim, o timoneiro das Leoas admitiu que o plantel conta com "algumas alterações", assegurando, ainda, muita esperança para o futuro: "Houve jogadoras a sair e a entrar, o que nos dá alguma força como o início traz sempre coisas novas. É mais exigente, mas estamos a trabalhar bem e temos a plena confiança de que as coisas vão correr bem".

Maria Teixeira, capitã de equipa, também esteve na Sporting TV para garantir que o grupo está "a entrar com o pé direito" em 2025/2026: "Começámos os trabalhamos há cerca de um mês e estamos a preparar intensamente este jogo, que é importante e lança a época. Sabemos que vai ser uma temporada difícil e que começa dessa forma. O Sport CP/CRAV venceu o Campeonato e a Taça no ano passado, pelo que vamos ter de enfrentar fortes adversárias. Estamos em processo de construção de uma equipa e vamos trazer tudo o que temos estado a trabalhar neste jogo. Se tudo correr bem, queremos a vitória".

A jogadora não escondeu que o Sporting CP "tem um pouco menos experiência no jogo ao pé, o que faz com que o jogo corrido seja muito mais consistente": "Estamos a trabalhar exactamente nisso. Estamos a criar algumas novidades tácticas, o que vai trazer alguma surpresa".

"O nosso trabalho é continuar este percurso, aumentar o nível e conseguir integrar quem chega. É difícil, mas é recompensador quando conseguimos olhar para as nossas colegas e ver toda a evolução. Estamos a fazer um trabalho muito consistente", acrescentou.

Maria Teixeira reforçou que o objectivo é "surpreender" através de "mudanças no estilo de jogo, em coisas novas e uma intensidade diferente": "Este é o palco ideal para isso, para mostrarmos a nossa evolução. (...) Vai ser um jogo bastante interessante e tudo pode acontecer porque as finais são mesmo assim".

Por fim, a capitã apelou à presença dos Sportinguistas: "É completamente diferente jogar com apoio nas bancadas. Ajuda-nos dentro de campo e pode ser um pormenor para nos ajudar a virar o jogo".