A todo o gás
30 Nov, 2025
Sporting CP goleia CF Estrela da Amadora (4-0)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou, este domingo, o CF Estrela da Amadora por 4-0 na 12.ª jornada da Liga Portugal.
Ainda nos 30 minutos iniciais, Eduardo Quaresma, Luis Suárez e Iván Fresneda deixaram o triunfo praticamente assegurado, com o avançado a bisar já no segundo tempo para selar as contas.
Com a presença em massa dos Núcleos do Sporting CP espalhados pelo país e pelo planeta, tendo os bilhetes esgotado, Rui Borges operou duas mudanças na 50.ª vez que teve de escolher os titulares Leoninos: Eduardo Quaresma e Hidemasa Morita entraram para os lugares de Ousmane Diomande e João Simões. No banco, destaque para o regresso de Pedro Gonçalves à ficha de jogo.
O domínio verde e branco, esse, fez-se sentir desde bem cedo... e de que maneira. Depois do primeiro sinal de perigo aos 5', quando Iván Fresneda colocou a bola no coração da área para corte da defesa para canto, o 1-0 chegou aos 7'.
De livre a partir da esquerda, Francisco Trincão cruzou na perfeição para Eduardo Quaresma - num movimento a fazer lembrar Sebastián Coates - aparecer e cabecear com potência. Lance estudado e muito bem executado pelas duas partes para o defesa facturar pela primeira vez esta temporada e abrir o marcador em Alvalade.

O ritmo só acelerou e Geovany Quenda, aos 9', atirou de fora da área, mas para fora. Contudo, o segundo apareceu logo a seguir e num grande lance colectivo que terminou com uma combinação perfeita entre Francisco Trincão e Luis Suárez, com este último a ficar em posição de finalização e a não desperdiçar. 11.º golo do colombiano esta temporada (oitavo na Liga Portugal) e segunda assistência do português no encontro.
Contra um CF Estrela da Amadora que pouco ou nada conseguia fazer, o Sporting CP continuou a carregar. Ainda nem estava decorrido um quarto de hora quando foi conquistada uma bola no ataque e Francisco Trincão, depois de tirar um adversário da frente, ficou na cara do ex-Leão Renan Ribeiro, mas falhou o alvo.
No entanto, e após uma investida de Iván Fresneda contra um defesa, o 3-0 apareceu mesmo, mas aos 25'. Em mais um livre estudado, Geovany Quenda serviu Geny Catamo e este, a partir da direita, cruzou para a área, onde foi precisamente Iván Fresneda a aparecer para, de cabeça, se estrear a marcar em 2025/2026.

A entrada do Sporting CP a todo o gás deixou os visitantes sem capacidade para dar resposta, enquanto os Bicampeões Nacionais, naturalmente, abrandaram até ao intervalo, controlando o jogo com tranquilidade.
As oportunidades de golo diminuíram e, numa das raríssimas ocasiões em que o CF Estrela da Amadora tentou a sua sorte, Kikas atirou de muito longe para defesa fácil de Rui Silva.
Até ao intervalo, destaque para o lance em que Luis Suárez foi derrubado na área contrária e em que todo o estádio pediu pontapé de penálti, mas o árbitro Anzhony Rodrigues mandou seguir.
No final da primeira parte, 3-0 para o Sporting CP.

Matheus Reis substituiu Maxi Araújo para o segundo tempo e o primeiro ataque, desta vez, foi dos forasteiros, com Marcus a rematar para nova intervenção tranquila de Rui Silva. Do outro lado, Luis Suárez apareceu com perigo, mas falhou o alvo por muito.
Já depois de um contra-ataque muito bem trabalhado culminar num remate falhado de Geny Catamo, foi a vez de Jovane Cabral, outro ex-Sporting CP, dar (pouco) trabalho a Rui Silva de muito longe.
No mesmo minuto, contudo, o Sporting CP voltou a marcar e acabou de vez com as dúvidas quanto ao vencedor. Em mais uma grande jogada, Hidemasa Morita assistiu Luis Suárez com um gesto técnico maravilhoso e o ponta-de-lança voltou a marcar, chegando aos nove golos na Liga Portugal.

A meia-hora do fim, Rui Borges tirou Geny Catamo e Iván Fresneda para colocar Pedro Gonçalves - confirmou-se o regresso aos relvados - e Georgios Vagiannidis. Pouco depois, Matheus Reis, de cabeça, não ficou longe do poste.
O ritmo do encontro, nesta fase, baixou definitivamente e o CF Estrela da Amadora nunca ameaçou o Sporting CP, que tinha o resultado assegurado. Depois de um período menos interessante da partida, o banco de suplentes voltou a intervir e, aos 78', Morten Hjulmand e Francisco Trincão deram lugar a Giorgi Kochorashvili e Alisson Santos, respectivamente.
A verdade é que podiam ter surgido mais golos e Luis Suárez ficou muito perto do hat-trick quando, aos 81', roubou a bola a um defesa e atirou forte para defesa de Renan Ribeiro. Mais tarde, já em tempo de compensação, foi a vez de Pedro Gonçalves testar os reflexos do guardião, que tocou para canto. No lance seguinte, Alisson Santos rematou muito por cima.
O 4-0 prevaleceu e o Sporting CP conquistou mais três pontos, chegando aos 31 na Liga Portugal.
Os Leões vão, agora, visitar o SL Benfica às 20h15 de sexta-feira, 5 de Dezembro.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda (Georgios Vagiannidis, 60'), Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 45'), Morten Hjulmand [C] (Giorgi Kochorashvili, 78'), Hidemasa Morita, Geny Catamo (Pedro Gonçalves, 60'), Francisco Trincão (Alisson Santos, 78'), Geovany Quenda e Luis Suárez.