Marcha invencível abrilhantada no Campeonato
30 Nov, 2025
Bicampeões demoliram AA Avanca com um impressionante 57-28
A imparável equipa de andebol do Sporting CP recebeu e venceu a AA Avanca por expressivos 57-28, este domingo à tarde, na partida em atraso da nona jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.
Para chegar ao pleno de 12 vitórias em outros tantos jogos, os Leões de Ricardo Costa rubricaram uma primeira parte verdadeiramente avassaladora (29-11) e acabaram por brindar os Sportinguistas presentes com o melhor registo ofensivo da época. Orri Þorkelsson, com 12 golos, foi o melhor marcador.
Assim, o Sporting CP continua na liderança isolada (36 pontos), embora tenha menos um jogo do que o FC Porto, segundo classificado (35).
No arranque, a AA Avanca até soube corresponder com eficácia ao ritmo alto da partida (4-5), mas quando a defesa verde e branca entrou verdadeiramente em acção tudo se facilitou, também, no ataque: em transições a toda a velocidade, Diogo Branquinho, Mamadou Gassama e Victor Romero não só deram a volta ao marcador como fizeram o Sporting CP ‘disparar’ no marcador para 13-6 à passagem dos 13 minutos.

Seguindo a mesma receita, os Leões continuaram a sufocar o ataque da AA Avanca e a tirar muito proveito com uma vantagem cada vez mais alargada, a qual chegou aos dez golos de diferença três minutos depois (17-7), apesar das várias defesas somadas entre os postes por José Pinho.
E o espectáculo ofensivo verde e branco continuou e cada vez com mais força ainda na primeira parte. Depois de atingir um já esclarecedor 20-8, uma fantástica jogada área finalizada por Kiko Costa a passe de Branquinho ainda rubricou o 23-9 antes de o intervalo chegar com o já impressionante marcador de 29-11.

Mesmo no segundo tempo, os Bicampeões Nacionais não baixaram o ritmo, arrancando até aos 36-12 logo no reatamento – por Orri Þorkelsson – e não tardaram, também, a fazer aqui o seu melhor registo ofensivo da época, anteriormente fixado nos 45 golos (ao FC Gaia). Foi Gassama o autor do 46-20.
Embora a história da partida estivesse escrita, os Leões continuaram com ‘fome’ de mais até final, engolindo por completo uma AA Avanca já sem argumentos, nem energia. Jan Gurri assinou o 50.º golo e Pedro Martínez ainda chegou a estabelecer a diferença nos 30 golos (57-27) antes do 57-28 final.
Depois deste resultado histórico, o calendário dos Leões de Ricardo Costa reserva, já na quinta-feira, uma viagem à Hungria para enfrentar o Veszprém HC na EHF Champions League.
Sporting CP: Edy Silva (1), Emil Berlin (2), Kiko Costa (3), Natán Suárez (2), Jan Gurri (5), Pedro Martínez (2), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (12), Mamadou Gassama (9), Andre Kristensen, Diogo Branquinho (6), Filipe Monteiro, Christian Moga (1), Martim Costa (7), Mohamed Aly, Victor Romero (4)