Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Mão cheia de golos na estreia em 2023

Por Sporting CP
08 Jan, 2023

​Futebol feminino recebeu e venceu o Clube de Albergaria (5-0)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu este domingo o Clube de Albergaria por 5-0, no Estádio Aurélio Pereira, em partida da décima jornada da Liga.

Após uma paragem competitiva de três semanas, as Leoas apresentaram-se em Alcochete com seis alterações e um onze repleto de juventude para enfrentar a estreia em 2023. Maísa Correia, jovem jogadora de 16 anos, foi a grande novidade, assumindo pela primeira vez a titularidade na equipa principal e contribuindo ainda para que a média de idades fosse de apenas 22,18 anos.

Cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Pelé, o jogo começou praticamente com o 1-0 para a turma verde e branca, aos oito minutos. Na sequência de uma boa combinação com Chandra Davidson, Fátima Dutra cruzou rasteiro a partir do lado esquerdo do ataque e serviu Ana Capeta, que apareceu na pequena área a desviar com um toque subtil na cara da guardiã.

Mesmo sem acelerar muito ou criar grandes ocasiões, o Sporting CP controlava e o 2-0 chegou sem surpresa aos 26 minutos. Joana Martins bateu um canto na direita com conta, peso e medida e encontrou sem marcação na área Andreia Bravo, médio de 17 anos que encostou de primeira e assinou o terceiro golo da conta pessoal ao serviço da equipa principal esta época.

Do outro lado, o Clube de Albergaria, nono classificado que vinha de duas vitórias seguidas, não teve argumentos para contrariar o poderio do conjunto da casa, que se fixou no meio-campo adversário e podia ter aumentado a vantagem até ao intervalo: num excelente movimento, Ana Teles recebeu de Chandra Davidson e rematou com intenção, mas a bola esbarrou no poste.

No reatamento, a chuva disse presente e o marcador voltou a mexer muito cedo, com apenas 42 segundos. Após um trabalho notável junto à linha de fundo, Maísa cruzou rasteiro e Ana Capeta apareceu ao primeiro poste a assinar o 3-0, chegando ao ‘bis’ e ao sexto golo esta época. Pouco depois, foi a própria Maísa a ficar perto de marcar, mas o cabeceamento acertou no ferro.

Sensivelmente a meio da segunda parte, Carolina Beckert, Vera Cid e Maria Ferreira entraram em campo, sendo que foi esta última, de 17 anos, a inventar a jogada que deu o 4-0, aos 68 minutos. Após ultrapassar duas adversárias, a primeira com recurso a uma cueca, a avançada atrasou para Ana Teles que, à entrada da área, disparou certeiro para o terceiro golo na época.

A 15 minutos do fim, foi a vez de Ana Borges e Mariana Rosa irem a jogo, numa altura em que apesar de o vencedor estar praticamente encontrado, nem por isso o Sporting CP deixava de rondar a baliza adversária. Por isso mesmo, e já depois de ter desperdiçado duas situações, aos 86 minutos Chandra Davidson não perdoou e fez o 5-0 na resposta a um canto de Fátima Dutra.

Confirmado este triunfo, as Leoas voltam a jogar já na quarta-feira, dia 11 de Janeiro, em casa do SF Damaiense, em duelo a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Taça da Liga.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Fátima Dutra, Melisa Hasanbegović, Rita Fontemanha [C], Alícia Correia (Mariana Rosa, 75’), Andreia Bravo (Carolina Beckert, 64’), Ana Teles, Joana Martins (Maria Ferreira, 64’), Maísa Correia (Vera Cid, 64’), Chandra Davidson e Ana Capeta (Ana Borges, 75’).