Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Leoas somam mais três pontos

Por Sporting CP
04 Fev, 2023

Futebol feminino foi a casa do Valadares Gaia FC vencer por 0-2

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal foi ao terreno do Valadares Gaia FC vencer por 0-2, na tarde deste sábado, em duelo a contar para a 13.ª jornada da Liga.

Após o regresso aos triunfos contra o CA Ouriense (4-1), as Leoas subiram ao sintético da turma de Vila Nova de Gaia com quatro alterações no onze. Hannah Seabert, Andreia Bravo, Cláudia Neto e Diana Silva regressaram às escolhas iniciais, enquanto Ana Borges e Brenda Pérez não integraram a ficha de jogo. Já a reforço Leah Scarpelli, de 21 anos, estreou-se nas convocadas.  

Apesar de na primeira volta ter goleado este adversário (5-0), que ocupa a sétima posição, a formação verde e branca não teve a tarefa facilitada. Os primeiros minutos revelaram um maior domínio e posse de bola das Leoas, de facto, mas do outro lado o conjunto da casa também foi dando boa réplica, pelo que não se verificaram muitas oportunidades nos 25 minutos inaugurais.

Ainda assim, houve excepções. A primeira foi um tiro de Cláudia Neto que passou ligeiramente por cima da barra, seguida da resposta do Valadares Gaia FC, que também podia ter marcado, mas a guarda-redes Hannah Seabert fez uma excelente defesa com a perna. Por fim, Chandra Davidson, no coração da área, rematou por cima após uma boa jogada colectiva do Sporting CP.

Assim, o primeiro golo da partida chegaria já com 29 minutos decorridos. Na sequência de um lance conduzido pela direita, Diana Silva virou o jogo para a esquerda, onde Ana Teles, à entrada da área, recebeu de forma orientada e rematou forte para um golo de belo efeito, com o esférico a entrar por cima da guarda-redes. Foi o quinto golo da extremo de 22 anos esta época na Liga.

Na segunda metade, o Valadares Gaia FC apresentou-se mais ofensivo e passou a condicionar a construção verde e branca logo na saída de bola, através de uma pressão muito alta, o que levou às primeiras mexidas. Bruna Lourenço e Alícia Correia entraram para as posições de Maiara Niehues e Fátima Dutra, no eixo defensivo, e a lesionada Joana Martins deu o lugar a Ana Capeta.

Mais uma vez, as oportunidades de golo escassearam, mas agora com o equilíbrio entre as duas equipas a ser a nota dominante. Chandra Davidson beneficiou ainda assim de uma boa situação perto da hora de jogo, ao desferir um remate à meia-volta que passou a centímetros do poste, que mereceu resposta das da casa pouco depois, mas Hannah Seabert defendeu o livre directo.

Já perto do término, ao minuto 81, o Sporting CP chegou finalmente ao segundo golo, que deu algum conforto. Ana Capeta, na esquerda, deu a Diana Silva e a extremo progrediu com a bola já dentro da área, atirando depois rasteiro para o fundo das redes perante a oposição de três adversárias. A avançada atingiu assim a marca dos 13 golos na conta pessoal esta temporada.

Depois disso, e já com o vencedor encontrado, as Leoas voltaram a assumir o leme das operações e fixaram-se no meio-campo do conjunto da casa. Inês Gonçalves e Carolina Beckert ainda foram aposta, mas não houve mais lances dignos de registo até ao apito final, confirmando-se o triunfo Leonino por 0-2.

O Sporting CP volta a entrar em acção na próxima quarta-feira, dia 8 de Fevereiro, no Estádio Aurélio Pereira, para jogar a segunda mão das meias-finais da Taça da Liga contra o SL Benfica.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Rita Fontemanha [C], Maiara Niehues (Bruna Lourenço, 57’), Fátima Dutra (Alícia Correia, 57’), Vera Cid, Andreia Bravo (Carolina Beckert, 82’), Cláudia Neto, Joana Martins (Ana Capeta, 69’), Diana Silva (Inês Gonçalves, 82’), Ana Teles e Chandra Davidson.