Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sporting CP impõe-se no clássico

Por Sporting CP
04 Fev, 2023

Basquetebol dominou e venceu FC Porto (80-74)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, este sábado, o FC Porto por 80-74 no jogo de cartaz da 20.ª - e antepenúltima – jornada da fase regular da Liga.

Em casa, os Leões foram melhores durante mais tempo e controlaram com segurança um clássico em que os dragões apenas ameaçaram seriamente no último quarto, mas já de forma insuficiente. Assim, às custas do emblema nortenho, que só tinha uma derrota na Liga, o Sporting CP encadeou a sua sexta vitória consecutiva e reaproximou-se dos dois rivais na classificação.

Antes do início do jogo, Pedro Nuno Monteiro, eleito treinador do mês de Janeiro, e Travante Williams, MVP do mesmo mês, receberam as distinções debaixo de muitos aplausos no Pavilhão João Rocha – bem composto para o início de um dia preenchido na casa das modalidades, que acolheu depois também os jogos do hóquei em patins e futsal.

Com Joshua Patton a começar desde cedo a impor-se em zonas interiores, a turma de Alvalade entrou melhor (8-3), enquanto o FC Porto revelou muitas dificuldades, ora nos lançamentos, ora para penetrar na defesa verde e branca, acabando o período inaugural com apenas dois lançamentos convertidos – e nove lances livres marcados. Assim, embora o aproveitamento dos Leões também não tivesse sido óptimo, 20-13 foi o resultado fixado nos primeiros dez minutos.

De seguida, Travante Williams assinou o primeiro triplo do jogo e o Sporting CP continuou a mandar no clássico, chegando aos dez pontos de diferença (27-17). Voytso, para os dragões, anotou um triplo, ao qual António Monteiro respondeu de imediato, no entanto, a resposta azul e branca chegou na recta final deste segundo período. Um triplo de Michael Finke reduziu para 32-28 e seria de quatro pontos a margem a separar os dois rivais ao intervalo (36-32).

Marcus LoVett Jr, com oito pontos e três assistências, e Isaiah Armwood, com cinco ressaltos, foram os Leões em maior destaque individual num primeiro tempo relativamente equilibrado e com pouco brilhantismo de parte a parte.

Já o reatamento trouxe um jogo mais rápido e eficaz em ambos os cestos, dentro do qual começou a sobressair o jovem André Cruz, tanto na defesa como no ataque, bem como a eficácia do LoVett Jr – marcou nove pontos só neste período.

Primeiro, o FC Porto até começou por reaproximar-se, mas um ímpeto autoritário verde e branco - parcial de 12-0 - voltou a fazer disparar a vantagem Leonina (57-42), antes do 57-45 que seguiu para os últimos dez minutos. Defensivamente, a equipa de Pedro Nuno Monteiro revelou-se muito sólida e um verdadeiro osso duro de roer.

Ora, logo a abrir o derradeiro período, o base e capitão Diogo Ventura deu o melhor início ao Sporting CP com um triplo que cavou um ‘fosso’ de 15 pontos entre Leões e dragões, permitindo uma margem de manobra decisiva para os últimos minutos.

Um afundanço exclamativo de João Fernandes seguido de um bloqueio de Armwood levantaram o Pavilhão João Rocha e LoVett Jr continuou a afirmar-se como o principal destaque individual dos Leões – acabaria com 25 pontos (70-58).

Embora tenha sido este o quarto mais produtivo ofensivamente dos dragões (parcial de 23-29), já nada demoveria o Sporting CP da liderança e o melhor que o FC Porto conseguiu foi reduzir a diferença para os seis pontos – à boleia, sobretudo, dos 26 pontos, seis ressaltos e cinco assistências de Tyvon Myers – até ao 80-74 final.

Desta forma, a turma de Alvalade atingiu os 36 pontos, igualando o FC Porto no segundo lugar – embora com menos um jogo disputado – e aproveitaram o desaire do SL Benfica para ficar a apenas um ponto da liderança. Agora, para os Leões de Pedro Nuno Monteiro segue-se uma deslocação ao recinto do CD Póvoa a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting CP: Travante Williams (7), Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Marko Loncovic (4), Diogo Ventura [C] (11), António Monteiro (5), João Fernandes (8), Diogo Araújo, André Cruz (8), Joshua Patton (6), Isaiah Armwood (6) e Marcus LoVett Jr (25).