Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leoas saem em pé de um jogo de cambalhotas na Madeira

Por Sporting CP
05 Nov, 2023

Missão cumprida rumo às ‘meias’ da Taça da Liga (2-4)

De regresso à acção, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal garantiu, este domingo, a passagem às meias-finais da Taça da Liga, após ter batido o CS Marítimo por 2-4 na segunda mão dos ‘quartos’ – na primeira, 1-1 tinha sido o resultado.

No Estádio do CS Marítimo (também conhecido por Estádio dos Barreiros), as Leoas de Mariana Cabral fizeram valer o seu histórico na Madeira - onde nunca perderam (6V 1E) - e souberam sobreviver a um jogo louco com duas partes muito diferentes. Se na primeira, o domínio verde e branco foi claro, pontuado pela estreia a marcar de Jacynta Galabadaarachchi, a segunda parte teve um pouco de tudo: muita incerteza no marcador, com uma reviravolta insular em dez minutos (2-1) e igual réplica Leonina (2-3) - Cláudia Neto falhou um penálti pelo meio e Diana Silva 'bisou'. Apesar da emoção, foram as Leoas a sair em pé deste jogo de cambalhotas para seguir em frente na Taça da Liga.

Para iniciar o jogo decisivo na ilha da Madeira, Mariana Cabral fez apenas uma alteração no onze que venceu, na última jornada da Liga, o SCU Torreense (3-0): Joana Martins foi titular no lugar de Diana Silva, que começou no banco de suplentes e seria determinante para a reviravolta e respectivo triunfo.

Já com a bola a rolar, seis minutos bastaram para que as duas equipas desperdiçassem uma excelente oportunidade cada uma: Telma Encarnação, internacional portuguesa do CS Marítimo, rematou cruzado e ao lado, enquanto Brenda Pérez, para o Sporting CP, viu a guardiã Bárbara Santos levar a melhor no cara-a-cara. Depois, Rebekka Frederiksen ameaçou com um remate de longe, seguindo-se uma resposta na mesma moeda de Andreia Bravo e uma tentativa - à figura - de Jacynta Gala.

Ora, não foi à primeira, mas sim à segunda para a reforço ex-Celtic FC, que à passagem do minuto 17 fez o seu primeiro golo no Sporting CP, fruto de uma excelente jogada ofensiva, para inaugurar o marcador. Com um passe ‘a rasgar’, Maiara Niehues lançou Ana Capeta na área e esta serviu, de bandeja, Jacynta Gala, que ao segundo poste só teve de encostar para o fundo das redes já com Bárbara Santos batida.

E ao 0-1, que colocou as Leoas em vantagem também na eliminatória, seguiu-se um excelente período do conjunto orientado por Mariana Cabral. À base de pressão alta, cada vez maior domínio na posse de bola e muita mobilidade do meio-campo para a frente - sem ponta-de-lança declarada -, o Sporting CP fez-se de forma clara com o controlo da partida e chegou a justificar o dilatar da vantagem.

Nas melhores situações de golo, Cláudia Neto chegou ligeiramente tarde ao desvio decisivo, Joana Silva, com um corte à última hora, tirou o golo a Capeta e Maiara rematou por cima em zona privilegiada. Ainda assim, o 0-1 só avançou para a segunda parte depois de Carolina Jóia ter saído da baliza com coragem para impedir o empate das insulares, já em cima do minuto 45.

Contudo, a segunda parte foi bem mais atribulada e no reatamento nem um minuto durou o resultado, uma vez que na sequência de um canto Laura Luís reestabeleceu o empate de forma espectacular, graças a um pontapé de bicicleta perfeito. E de repente, tudo se complicou de sobremaneira para as Leoas, que dez minutos depois, viram novamente Laura Luís marcar e confirmar a reviravolta na Madeira.

Logo a seguir, Maiara teve nos pés o 2-2, porém atirou ao lado e de imediato deu o seu lugar a Fátima Pinto, enquanto Diana Silva também entrou por Brenda Pérez, numa altura em que a equipa verde e branca procurava reentrar na discussão pelo lugar nas meia-final da Taça da Liga. E o impacto não podia ter sido mais imediato, porque numa das primeiras acções de Diana Silva em campo, a avançada ‘caçou’ uma recarga e assinou o 2-2 que voltou a deixar tudo em aberto.

A reacção verde e branca, contudo, não ficou por aqui e, após ter falhado o alvo na conversão de um pontapé de penálti - sobre a irrequieta Jacynta Gala -, Cláudia Neto redimiu-se pouco depois com um golo de classe, à meia-volta, que desenhou o 2-3 e devolveu a liderança da eliminatória ao Sporting CP.

Depois de tanta incerteza e acção, as Leoas de Mariana Cabral souberam acalmar a partida - o CS Marítimo perdeu Telma Encarnação por lesão - e geriram com segurança a recta final. Além disso, já em período de descontos, Diana Silva afirmou-se como a ‘cartada’ decisiva ao sentenciar o 2-4 definitivo com um golo de fora da área.

Quinto jogo seguido sem conhecer o sabor da derrota para o Sporting CP, carimbando o passaporte rumo às meias-finais da Taça da Liga. Agora, para as Leoas de Mariana Cabral segue-se o regresso à Liga, com uma visita ao terreno do Clube de Albergaria.

Sporting CP: Carolina Jóia [GR], Ana Borges [C], Bruna Lourenço, Andreia Bravo, Andrea Norheim (90+5’), Ana Capeta (Olivia Smith, 77’), Maiara Niehues (Fátima Pinto, 60’), Joana Martins, Jacynta Galabadaarachchi, Cláudia Neto (Maísa Correia, 77’), Brenda Pérez (Diana Silva, 60’).