Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Bolas paradas encaminharam regresso às vitórias

Por Sporting CP
03 Fev, 2024

Triunfo seguro diante do Valadares Gaia FC (2-0)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Valadares Gaia FC por 2-0, este sábado, na partida da 13.ª jornada da Liga.

Num duelo dominado do início ao fim pelas Leoas, Olivia Smith começou a simplificar tudo, pouco antes do intervalo, com um verdadeiro ‘golaço’ de muito longe na sequência de um livre e Joana Martins, de penálti, garantiu o regresso às vitórias de forma segura já na segunda parte. O conjunto verde e branco ‘vingou’, assim, a única derrota que tinha até então no campeonato, precisamente às mãos da equipa de Vila Nova de Gaia (2-0), e encadeou o terceiro jogo consecutivo sem sofrer qualquer golo.

Para enfrentar um Valadares Gaia FC que chegava no sexto lugar e após duas vitórias consecutivas, Mariana Cabral, treinadora das Leoas, promoveu quatro alterações no onze inicial comparativamente ao apresentado na jornada anterior: Olivia Smith, Ana Borges, Jacynta Gala e Fátima Pinto foram titulares em detrimento de Mariana Rosa, Brenda Pérez, Ana Teles e Maísa Correia. Por sua vez, Brittany Raphino, a mais recente cara nova do plantel do Sporting CP, já fez parte da ficha de jogo e somou os primeiros minutos de Leão ao peito.

Assim que soou o apito iniaicl, a formação verde e branca entrou de forma móvel e dominadora, assumindo a iniciativa e com várias aproximações perigosas à área visitante. Na melhor situação criada no arranque, Olivia Smith atirou forte e rasteiro para uma defesa apertada de Erin Seppi à passagem do quarto de hora de jogo.

Um organizado Valadares Gaia FC - por vezes, mais pressionante – ainda tentou responder através de rápidos contra-ataques, mas a guardiã Hannah Seabert mostrou atenção e à-vontade no controlo à profundidade.

Já depois dos 30 minutos, as Leoas ameaçaram por mais duas vezes, mas novamente sem sucesso. Primeiro, Jacynta Gala chegou ligeiramente tarde a uma emenda decisiva à boca da baliza, enquanto, logo a seguir, Ana Capeta viu um remate seu, enrolado, sair pouco acima da barra. No entanto, o Sporting CP não iria para o intervalo sem desfazer o nulo e rapidamente simplificar a partida, isto graças um fantástico pontapé de Olivia Smith na sequência de uma bola parada.

Num livre ainda longe da baliza nortenha, a bola foi tocada em curto para a internacional canadiana e esta rodou e, na passada, mostrou toda a sua capacidade na meia-distância, atirando forte e colocadíssimo ao ângulo – oitavo golo de Olivia Smith esta temporada. Aos 41 minutos, estava desbloqueado - à força - o marcador e as Leoas foram justamente em vantagem para o segundo tempo.

Depois, nuns 45 minutos mais mornos, continuou a ser o Sporting CP a equipa mais perigosa e confortável em campo. Foi, então, em cima do minuto 70, que essa superioridade Leonina se reflectiu ainda mais no resultado. Cláudia Neto foi rasteirada dentro da área e Joana Martins, chamada à conversão, atirou com frieza para o fundo das redes, fazendo o 2-0 numa tarde cada vez mais tranquila no Estádio Aurélio Pereira.

De imediato, Mariana Cabral mexeu na equipa a partir do banco de suplentes e lançou a reforço Brittany Raphino, em estreia absoluta pelas Leoas, para a recta final do encontro, onde mostrou, sobretudo, a sua velocidade e movimentações no último terço. Mais tarde, Mariana Rosa, Maísa Correia e Brenda Pérez também entraram, numa fase em que o jogo já não teria qualquer réplica significativa do emblema de Vila Nova de Gaia.

Antes do apito final, Brittany Raphino, em velocidade, ainda sofreu penálti, mas após recurso ao VAR – e respectiva explicação em campo e de viva-voz por parte da árbitra principal - considerou-se que a falta foi feita fora da área. Andreia Bravo, ainda assim, ficou muito perto de marcar no livre directo, não fosse a defesa pouco ortodoxa de Erin Seppi.

Confirmado o regresso do Sporting CP às vitórias com o apito final, as Leoas assumiram a liderança da Liga à condição, com 30 pontos, mais dois que o SL Benfica, que por esta altura ainda tem dois jogos por disputar.

Para a formação orientada por Mariana Cabral segue-se, agora, um encontro em casa do SF Damaiense, relativo aos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Olivia Smith (Maísa Correia, 79’), Ana Borges [C] (Alícia Correia, 90+2’), Bruna Lourenço, Fátima Dutra (Mariana Rosa, 79’), Jacynta Galabadaarachchi, Andreia Bravo, Fátima Pinto, Cláudia Neto, Joana Martins (Brenda Pérez, 79’) e Ana Capeta (Brittany Raphino, 70’).