Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP vence prémio da ECA

Por Sporting CP
07 Set, 2021

Modelo Centrado no Jogador reconhecido com galardão

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se, esta terça-feira, um dos emblemas vencedores dos European Club Association (ECA) Awards 2021 ao conquistar o prémio na categoria Futebol de Formação. A atribuição do galardão deve-se ao projecto do Modelo Centrado no Jogador (MCJ) que os Leões implementaram nas camadas jovens ao longo dos últimos anos.

A decisão foi anunciada no seguimento da 26.ª assembleia geral da ECA, que está a decorrer em Genebra, Suíça. No vídeo de apresentação do vencedor, partilhado nas redes sociais da ECA, Tomaz Morais, director do futebol de formação do Sporting CP, revelou as características procuradas pelos Leões.

"O Modelo Centrado no Jogador é uma abordagem holística e científica aos nossos jogadores e equipas. Temos muitas áreas a realizar um fantástico trabalho. Queremos que os jogadores tenham boa educação, carácter, valores, disciplina, compromisso. Isso é muito importante para nós. Para o Sporting CP, a atitude é a qualidade mais importante dos jogadores", frisou, lembrando também que a formação Leonina teve um papel de grande relevância na conquista da Liga pela equipa principal em 2020/2021.

"11 jogadores da formação ganharam o campeonato com a equipa principal. Não tenho palavras, foi um sonho para nós. Vencemos o campeonato com os nossos jogadores da formação dentro da equipa. Foi muito importante para todos nós na Academia. Foi um momento muito especial e provámos o valor do MCJ", referiu.

Tiago Tomás, um dos vários jogadores oriundos da formação na equipa principal, contou a sua experiência à ECA: "O melhor conselho que posso dar é o que eu próprio fiz. Sempre acreditei em mim, na minha qualidade. Estive sempre disponível para ouvir o feedback que me estavam a dar. Isso é muito importante, assim como acreditar em mim próprio".

O MCJ do Sporting CP tem como objectivo o desenvolvimento do jogador a 360º através da introdução de uma abordagem multidisciplinar e integrando áreas como a técnica, a táctica, a científica ou a tecnológica, entre outras, como um todo. A meta final é a identificação de jogadores com o perfil Sporting CP, a criação de planos de desenvolvimento individual que incluam as várias vertentes integradas e ainda a criação de um programa pedagógico e educacional que incentive a carreira dual, isto é, a que os jovens atletas conjuguem a evolução desportiva com o progresso nas suas habilitações académicas.

Para além do Sporting CP, os clubes vencedores dos ECA Awards 2021 foram o Club Brugge (Futebol Feminino), o Malmö FF (Impacto Social), o PSV (Parceria Corporativa) e o FC Bayern München (Prémio do Presidente).