Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Pedro: "Queremos um Sporting junto e sólido"

Por Sporting CP
23 Nov, 2021

Jovens Leões recebem Borussia Dortmund na UEFA Youth League

Com o regresso da UEFA Champions League, a equipa de futebol de formação do Sporting Clube de Portugal também volta a subir ao palco europeu, esta quarta-feira (15h00), para receber o Borussia Dortmund na quinta jornada do grupo C da UEFA Youth League.

Em antevisão aos jornalistas presentes na Academia Sporting, Filipe Pedro, técnico dos jovens Leões, projectou a partida, recordou o empate (0-0) na Alemanha e garantiu que espera, acima de tudo, "um bom jogo".

"Tanto o jogo com o Dortmund como com o AFC Ajax foram bastante disputados e de muita qualidade, que nos fizeram ir aos limites. Quem os viu acho que pôde desfrutar de bom futebol e de clubes com boas formações, que apostam em jovens jogadores. O jogo de amanhã será também nessa linha e queremos vencer", começou por dizer, antes de apresentar os objectivos Leoninos na prova, que passam por garantir a continuidade na UEFA Youth League e, assim, continuar a potenciar os jovens futebolistas ao mais alto nível.

"O nosso maior foco é promover o desenvolvimento dos jogadores, usufruir destes jogos para isso mesmo e que possam desfrutar de jogos contra equipas e jogadores de culturas diferentes", explicou, continuando. "No nosso grupo temos uma equipa que tende muito para a manutenção da posse de bola [AFC Ajax] e outra com uma vertente mais física bem vincada, o Borussia Dortmund. Respondemos muito bem na Alemanha e acredito que aqui também o podemos fazer. Nesta competição, queremos garantir um dos dois primeiros lugares do grupo e para isso ainda dependemos de nós. Para continuar assim temos de ganhar este jogo de forma a garantir o desenvolvimento individual dos nossos atletas frente a equipas deste nível", atentou Filipe Pedro.

Concluídas as primeiras quatro jornadas da prova, o treinador verde e branco sublinhou também a notória evolução que tem sentido junto dos vários jovens Leões, alguns dos quais têm trabalhado juntamente com o plantel principal dos Leões. "Nota-se um grande desenvolvimento na equipa, não só neste grupo da UEFA Youth League, mas também quando regressam aos seus escalões no Clube, o que é depois transmitido também aos seus colegas. Tudo isso reflecte-se, fundamentalmente, nos momentos na equipa A, quando estes jogadores são chamados e demonstram qualidade. O míster Rúben Amorim tem chamado vários jovens regularmente e esperemos que assim continue", sublinhou Filipe Pedro, antes de deixar um apelo aos adeptos Leoninos: "Jogar em casa com o apoio dos Sportinguistas certamente fará com que a nossa tarefa fique mais fácil. Queremos um Sporting CP junto e sólido como tem sido apanágio na equipa A e na formação. Com eles, será sempre mais fácil".

Renato Veiga, médio verde e branco de 18 anos, também lançou o embate com o emblema alemão, assegurando um Sporting CP preparado para a partida. "Nesta competição todos os jogos são difíceis. Lá foi muito disputado, dada a capacidade e intensidade física do Borussia Dortmund, mas nós estamos muito bem preparados para o jogo e focados em nós, sobretudo, para conseguir os três pontos", disse o jovem jogador, acrescentando: "Está tudo em aberto e todos os encontros são decisivos, mas a cada jogo em que carregamos este símbolo ao peito temos uma responsabilidade acrescida".

Sobre a oportunidade de poder participar numa prova como a UEFA Youth League, Renato Veiga considerou-a "uma competição com mais visibilidade e importante para a evolução, tal como são a Liga Revelação e a Liga 3", realçando: "É isso que procuramos dentro do Clube para atingir a equipa A".

Após o desaire na recepção ao Beşiktaş JK na jornada anterior (1-2), o médio Leonino expressou ainda a vontade da equipa para "reagir e dar a volta à situação" e espera poder contar com a ajuda dos adeptos nesta quarta-feira, na Academia Sporting: "É sempre importante ter os adeptos em casa para que nos possam dar uma força extra neste jogo importante. Queremos conquistar os três pontos".

À entrada para a penúltima jornada, os Leões de Filipe Pedro somam cinco pontos e estão a dois de Borussia Dortmund e AFC Ajax, que lideram de forma conjunta com sete pontos no grupo C.