Abrem-se as portas da Academia para a geração de 2012
27 Ago, 2025
Welcome Day para o escalão sub-14 juntou jovens atletas e pais para dar a conhecer a nova realidade
Inicia-se uma nova época e, com ela, chega uma nova geração de 37 jogadores sub-14 para a base da pirâmide da Academia Cristiano Ronaldo, vindos do Pólo EUL e de algumas das Academias Sporting espalhadas pelo país. É um escalão de transição e a mudança é grande, por isso o primeiro dia organizado anualmente pelo Clube para os acolher - acompanhados pelos seus pais - serve para dar as boas-vindas e mostrar a fundo, a miúdos e graúdos, a nova realidade que se segue.
Com um programa informativo e marcante, após as boas-vindas na Academia imortalizadas com uma fotografia para a posteridade, o Welcome Day passou pelo Colégio St. Peter’s, em Palmela, para uma manhã de palestras sobre as ideias e valores que guiam o processo formativo, especialmente nesta nova fase.
Em vídeo, os jovens atletas receberam ainda mensagens de boas-vindas e de confiança no processo e na estrutura da voz de Daniel Bragança, capitão e futebolista formado no Clube, e do técnico Rui Borges.
"É um dia especial para marcar os nossos jogadores e as suas famílias", sintetizou Tomaz Morais, co-director geral da Academia. "A transição para a Academia é algo mais no seu projecto desportivo. É o momento em que lhes mostramos o que é o Modelo Centrado no Jogador e, ao mesmo tempo, gostamos de passar aos pais uma mensagem de cultura de futebol e, acima de tudo, de cultura desportiva", resumiu.
Conhecer, sentir e confiar
O Welcome Day acontece há quatro anos, desta vez envolveu até 70 funcionários na sua organização e “veio para ficar”, garantiu Bárbara Clara, psicóloga de desporto na Academia Cristiano Ronaldo. "É o dia mais especial do calendário da Academia. Serve para os acolher, mas também para mostrar tudo aquilo que somos e em que acreditamos", sublinhou, notando que esta é uma mudança que “requer muita adaptação” tanto aos jovens atletas como aos próprios pais.
Ainda no Colégio St. Peter’s, abordou-se precisamente o papel de suporte dos pais, pilares fundamentais ao longo deste percurso, enquanto a parte da tarde ficou reservada para conhecer todos os recantos da Academia, além de poder contactar e conhecer as caras e o trabalho dos diversos departamentos que por lá operam em prol de cada jovem jogador: a área médica e a área técnica, os departamentos de nutrição, pedagogia, psicologia, comunicação e ainda o de estratégia, avaliação e talento, passando ainda pela unidade de performance, o gabinete de observação e análise e também o gabinete de apoio ao jogador.
"Foi um dia muito positivo e esclarecedor. Conhecemos esta parte interna do Sporting CP e saímos daqui felizes e tranquilos", reconheceu Flávia Fernandes, mãe de Yuran Sanches, que está prestes a transitar do Pólo EUL.
Por seu turno, Yuran mostrou-se ciente da “grande mudança” que o espera, mas não podiam ter sido melhores as impressões que a Academia lhe deixou. "Conhecemos muita gente e gostei muito da parede com as placas dos jogadores que já se estrearam pela equipa principal e que diz 'o próximo és tu'", apontou o jovem jogador de 13 anos, que além ser capitão várias vezes ao longo dos escalões, tem conseguido conciliar a parte escolar e, por isso, foi distinguido no Quadro de Mérito da formação do Sporting CP – juntamente a Alex Ziolkowski, Daniel Vilanova, Gustavo Godinho, Aron Vieira e Frederico Marques. "Ter muito apoio dos pais e saber focar-me tanto na escola como no futebol" são os seus segredos, revelou.
Pais e filhos entraram em campo
Mas o Welcome Day também teve, como é habitual, tempo reservado para actividades mais lúdicas e para a diversão entre os 135 pais presentes e seus filhos. Já depois de os novos jogadores sub-14 terem vivido um momento diferente com tintas de spray para mostrarem a sua criatividade em graffiti fora das quatro linhas, foi dentro delas que o dia se encerrou. Pais e filhos calçaram as chuteiras e fizeram um treino conjunto repleto de exercícios com e sem bola e puderam enfrentar-se também em contexto de jogo para fechar o dia em grande.
"Foi difícil para o meu pai", atirou sorridente Luca Rodrigues, um dos mais recentes Leões a fazer parte da Academia, mas sem esconder que foi “muito divertido”. "É sempre muito bom jogar com o meu pai", acrescentou.
Também o pai, João Rodrigues, terminou o dia “muito contente”, confessou. "Tem sido um dia muito bem passado, uma experiência única e é o início de uma nova fase para o Luca. Para nós, pais, é muito importante ter este contacto com a estrutura", realçou.
Em conjunto entre pais, filhos e Sporting CP, o primeiro passo nesta nova etapa está dado. É a vez da geração de 2012 integrar a Academia Cristiano Ronaldo, já de portas abertas para a receber e ajudar a crescer dentro e fora de campo.