Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões distinguidos com diplomas de mérito escolar

Por Sporting CP
23 Set, 2025

Reconhecido o esforço e o sucesso académico a par da carreira futebolística

No futebol de formação do Sporting CP, a vida escolar é a principal prioridade de cada jovem atleta, para lá do seu desenvolvimento como futebolista. Uma visão perfeitamente alinhada com a Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) e, por isso, foram vários os alunos-atletas Leoninos integrados neste programa que viram reconhecido o seu esforço e êxito escolar a par da carreira futebolística durante o último ano lectivo.

No auditório da Escola Secundária de Alcochete, entregaram-se diplomas de mérito académico a um grupo de vários jovens da Academia Cristiano Ronaldo que concluíram mais um ano escolar, do 8.º ano até ao 12.º, nesta instituição de ensino. Em representação da Academia, Paulo Gomes e Tomaz Morais, seus co-directores gerais, marcaram presença neste relevante momento.

Um dos distinguidos foi Alexandre Tverdohlebov, guarda-redes da equipa sub-19 do Sporting CP e já internacional jovem por Portugal. “É algo muito importante, porque a escola é tão ou mais importante do que o futebol. É um motivo de orgulho, porque mesmo sendo difícil [de conciliar], com trabalho, esforço e empenho, tudo é possível”, detalhou, confiante na carreira-dual que tem traçado.

“Os mais novos olham para nós como exemplos e é muito bom ver que somos reconhecidos por isso. O caminho é este. Temos de olhar para a escola da mesma forma que olhamos para o futebol”, realçou Alexandre Tverdohlebov, agradecendo também todo o apoio que tem sentido por parte da Academia e do Sporting CP, bem como do programa UAARE.

“As pessoas que nos rodeiam na Academia ajudam-nos imenso e são muito compreensivas. A UAARE tem um papel muito importante porque funciona como uma ponte entre a escola e o futebol e ajuda-nos a ter horas de estudo, por exemplo, quando vamos às selecções. E o Sporting CP também, com salas de estudo e explicações”, atentou o jovem guardião.

Por seu turno, a directora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, Ana Fidalgo, que conduziu a cerimónia, mostrou-se muito agradada pelos “frutos” gerados pela “história longa” que une a instituição ao Sporting CP. Neste caso, por “valorizar os alunos que são atletas e conseguem patamares de excelência em termos desportivos e académicos”, disse, dando conta da sua satisfação. “Antes da inauguração da Academia, estive na celebração do primeiro protocolo com o Sporting CP e a preocupação do Clube para com os atletas é constante”, acrescentou a directora.

E também Luís Deus, subcoordenador da UAARE, não escondeu a importância de um momento que “valoriza os alunos, o desporto e a escola”. “É um dia de afirmação do programa e da carreira dupla, porque prova que é possível conciliar os estudos e o desporto do alto rendimento. O nosso objectivo é esse, que os atletas não tenham de optar por uma via, porque não são incompatíveis”, justificou, além de ter destacado o Sporting CP como um parceiro com quem a UAARE está “muito alinhado” nesta missão, contando com um total de 180 estudantes-atletas - de diversas modalidades e equipas - inseridos actualmente.

“A relação com o Sporting CP vem praticamente desde o início do programa e é um dos mais importantes interlocutores desportivos. Valorizamos o facto de a preocupação do programa UAARE ser transversal também ao Sporting CP, ou seja, de que a formação é global. Olhamos para os jovens não só como alunos, nem só como atletas, mas como pessoas”, concluiu.

Um caminho comum que vai continuar a ser percorrido com os jovens Leões cada vez mais preparados para ‘dar cartas’ dentro e fora dos relvados.