Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sub-15 iniciam época 2025/2026 com foco e ambição

Por Sporting CP
23 Jul, 2025

O primeiro dia de trabalho da época juntou jogadores, equipa técnica, Direcção do Futebol de Formação e encarregados de educação na Academia Cristiano Ronaldo

A nova temporada começou oficialmente para a equipa de futebol de sub-15 do Sporting Clube de Portugal. Esta quarta-feira, os jovens Leões apresentaram-se na Academia Cristiano Ronaldo para o arranque dos trabalhos de 2025/2026, num momento que contou com a recepção da equipa técnica, liderada por António Cruz, e da Direcção do Futebol de Formação. Os encarregados de educação também marcaram presença, num ambiente de proximidade entre todos.

Como é habitual nesta fase inicial, os atletas foram submetidos a testes físicos e exames médicos, aos quais se seguiram as essenciais consultas de nutrição e psicologia, cumprindo os critérios de preparação e acompanhamento do Clube.

Com um grupo maioritariamente composto por atletas já conhecidos do universo formativo Leonino, o plantel integra cinco novas caras: Afonso Correia, avançado que chega do Lusitano GC, Aimar Torrado, defesa proveniente do Real SC, Daniel Lopes, médio que representava o GD Malveira da Serra, Diego Monteiro, avançado ex-Real SC, e Martim Martins, guarda-redes que integrava a formação da EF "Os Belenenses" de Oeiras. Jovens talentos que chegam de diferentes contextos, agora preparados para dar os primeiros passos com a camisola verde e branca.

De regresso ao trabalho, o técnico António Cruz, que cumpre mais uma época ao serviço do Sporting CP - ligação que mantém há catorze temporadas -, destacou a exigência do escalão e a responsabilidade acrescida de representar o Clube num Campeonato Nacional, algo inédito para esta geração.

"É sempre bom regressar. Já são muitos anos, e cada ano é mais prazeroso do que o anterior. Isto é realmente aquilo que mais gostamos de fazer, tanto nós como os atletas", começou por dizer aos meios do Clube, satisfeito por reencontrar um leque de jogadores com os quais já antes trabalhou.

"Esta é uma geração que já conhecemos. Treinámo-los no Polo EUL há dois anos e são praticamente os mesmos atletas, mas há a assinalar também a integração de cinco novos futebolistas, que chegam de outros contextos, e temos de os felicitar por isso", destacou ainda.

Sobre a participação num Campeonato Nacional, o técnico deixou claro o nível de compromisso que tanto a competição em si quanto a equipa técnica vão exigir.

"A exigência é sempre maior, visto que vamos disputar uma Primeira Divisão de um campeonato nacional e eles vão experimentar esse patamar competitivo pela primeira vez. Cada ano que passam é um patamar diferente de exigência e rigor, e os atletas sabem que para continuar a representar o Sporting CP têm de dar resposta sempre".

"Hoje têm os testes médicos e físicos, e na próxima semana começamos o nosso microciclo de pré-temporada, que vai ser obviamente exigente numa fase inicial, e progressiva principalmente a nível de cargas físicas", explicou, relembrando as dificuldades extra provocadas pelo... Verão.

"Há muito calor e temos de estar atentos a isso, até porque eles estão numa idade de maturação biológica e de crescimento estrutural que pode criar algumas dificuldades. Mas o Sporting CP está prevenido para isso e sabe o que tem de fazer", garantiu, apontando às expectativas "sempre altas" para a temporada que se avizinha.

"Representar o Sporting CP é o auge no futebol de formação, quer para estes atletas quer para a equipa técnica. O que nós prometemos é sermos muito competitivos dentro de campo e muito estimulantes no treino. O processo vai desenvolver-se de forma multilateral, focado tanto no desenvolvimento individual quanto colectivo. Temos um grupo com grande talento para desenvolver dentro do nosso processo formativo", definiu.

Também o guarda-redes Joaquim Cabeçana partilhou o entusiasmo do regresso. "Estávamos com muitas saudades. Gostamos de estar de férias, mas jogar e treinar é aquilo de que mais gostamos", atirou o guardião de 14 anos, reconhecendo a "maior responsabilidade" por competir um escalão acima.

"Esperamos que seja uma época muito boa, mas temos de trabalhar ainda mais", afirmou, sublinhando estar a lidar "muito bem" com o novo grau de exigência.

"Sabemos que será mais complicado, mas tanto a equipa quanto eu, vamos trabalhar o dobro para estarmos capazes de disputar este Campeonato", garantiu, sublinhando que "encontrar equipas mais difíceis" preparará também os Leõezinhos para "outros patamares de competição".

Joaquim Cabeçana assegurou ainda que o grupo "de tudo fará" para que os novos colegas "se sintam bem" e estejam rápida e totalmente "integrados na equipa".

"Só quero que os adeptos saibam que vamos dar tudo e que podem confiar em nós. Vamos fazer o possível para que corra tudo bem", prometeu o guardião, a fechar.

Com a primeira semana dedicada aos exames e avaliações, os sub-15 do Sporting CP dão o pontapé de saída para a temporada 2025/2026. A exigência será grande, mas o compromisso de todos está à vista: formar com identidade, competir com ambição.