Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Çelikkaya: "Jogadores nunca mais vão esquecer este momento"

Por Sporting CP
20 Abr, 2023

​Técnico fez a antevisão do duelo frente ao AZ Alkmaar para a UEFA Youth League

A equipa sub-19 do Sporting Clube de Portugal defronta esta sexta-feira (12h00, hora de Portugal continental e Madeira) os neerlandeses do AZ Alkmaar no Stade de Genève, casa do Servette FC, em jogo da meia-final da UEFA Youth League, a mais importante competição de futebol juvenil da Europa.

Após o treino realizado durante a manhã, o treinador verde e branco Filipe Çelikkaya fez a antevisão ao duelo inaugural da final four, afirmando que o objectivo dos Leões é conseguir uma vitória nesta partida para depois terem a oportunidade de disputar a decisão.

“O planeamento é esse, esperemos que amanhã seja um bom dia para nós e que possamos todos estar aqui até à final”, começou por dizer o técnico aos jornalistas presentes, lembrando no entanto que as principais conquistas do grupo passam por colocar jogadores na equipa A.

“O nosso grande título é ver o Dário [Essugo], o Fatawu [Issahaku] e outros a jogar na equipa principal. No Sporting CP Isso é uma grande vitória para todos, sendo que agora vamos à procura da segunda vitória no jogo de amanhã com o AZ Alkmaar”, reforçou, antes de analisar o opositor.

“O AZ Alkmaar é uma equipa muito boa e agressiva, que consegue perceber muito bem quando tem de pressionar à frente ou esperar num bloco baixo. Tem jogadores na frente de ataque que estão a fazer uma excelente época, mas nós também temos os nossos jogadores e valemos pelo colectivo. Até porque aqueles que têm jogado mais têm dado todos uma resposta fantástica”.

Filipe Çelikkaya revelou ainda que a equipa técnica já definiu juntamente com o plantel um “plano” para vencer este adversário. “Temos a nossa forma de jogar, mas também temos uma estratégia delineada em função de onde a bola estiver e do jogador que a tiver na sua posse. O plano está definido, amanhã terão de ser os intervenientes a produzir isso e a nossa forma de jogar, que é idêntica desde o primeiro dia com uma ou outra nuance com jogadores diferentes”.

Entre os 22 convocados, estão alguns juniores de primeiro ano, o que para o técnico prova que “há talento na Academia”, pelo que “os adeptos podem ficar descansados em relação a isso”.

“Estes jovens estão em fase de transição a aprender a ser profissionais de futebol. Sejam juniores de primeiro, de segundo ano ou mesmo os três seniores de primeiro ano que temos, estão a ter uma experiência fantástica e nunca mais vão esquecer este momento. Há que aproveitá-lo e pôr em prática o que treinamos, tal como os aspectos que vão ser determinantes para a vitória”.

A fechar, Filipe Çelikkaya apelou ainda à presença da comunidade portuguesa e Sportinguista residente na Suíça, factor que poderá ajudar os jogadores verdes e brancos a conseguir a vitória.

“Gostava que nos apoiassem com muita força e nos transmitissem energia desde a bancada. Estes jogadores já estão habituados a jogar com muita gente, na Liga 3 já actuámos perante 13 mil pessoas e alguns deles estiveram a jogar na selecção em Barcelos com muito público. Portanto, não será esse o problema”, atirou, garantindo que os jogadores estão “tranquilos”.

“Sinto-os da mesma forma de quando são jogos do campeonato. É normal que possam sentir alguma ansiedade antes do jogo começar, mas assim que a bola rolar eles unem-se e isso passa”.

Os bilhetes para a final four da UEFA Youth League estão disponíveis através do site oficial do Servette FC (aqui), uma vez que não será feita qualquer venda nas bilheteiras do Stade de Genève.