Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Sonho europeu caiu na decisão por penáltis

Por Sporting CP
21 Abr, 2023

Leões terminam participação histórica nas meias-finais da UEFA Youth League

Numa participação já por si histórica, devido à inédita passagem à final four, o Sporting Clube de Portugal acabou eliminado nas meias-finais da UEFA Youth League, esta sexta-feira, ao perder por 3-4 nos penáltis contra o AZ Alkmaar, após um empate 2-2 no final do tempo regulamentar.

O encontro foi disputado no Stade de Genève, casa do Servette FC e palco desta fase da competição, tendo contado com a presença de milhares de Sportinguistas nas bancadas, muitos deles pertencentes à comunidade lusa na Suíça, que não se cansaram de apoiar os jovens Leões.

Sem os lesionados Gilberto Batista e Diogo Travassos, o treinador verde e branco Filipe Çelikkaya apostou em Chico Lamba no centro da defesa e em David Monteiro na lateral-esquerda, tendo pela frente uma formação neerlandesa que chegou a esta fase como a grande sensação da prova, depois de ter vencido equipas poderosas como o FC Barcelona (0-3) ou o Real Madrid CF (4-0).

Numa excelente entrada, os Leões inauguraram o marcador logo aos nove minutos, através de um grande golo da autoria de Diogo Cabral. O extremo flectiu para dentro junto ao vértice da área, num movimento bem à sua imagem, e rematou forte e cruzado, com a bola a embater no poste antes de entrar e o guardião adversário a ficar pregado ao chão sem hipótese de defender.

Na frente do marcador, o Sporting CP passou a controlar, ainda que sem necessidade de se expor no ataque, numa primeira parte disputada quase sempre junto ao centro do terreno. Ainda assim, já em cima da meia-hora de jogo, o AZ Alkmaar aproveitou um canto para fazer o empate por Ernest Poku, e aos 36 minutos Ro-Zangelo Daal deu a primeira vantagem aos neerlandeses.

Na recta final da primeira metade, o jogo aumentou de intensidade. Se por um lado o AZ Alkmaar ganhou confiança e somou mais uma outra aproximação à baliza Leonina, ainda que sem conseguir realmente assustar Diego Calai, já o Sporting CP subiu as linhas para tentar chegar ao empate, mas não conseguiu concretizar e o placard não sofreu mais alterações até ao intervalo.

Ainda assim, logo no arranque da segunda parte, chegou a resposta verde e branca. Afonso Moreira foi derrubado na área e o árbitro assinalou penálti, com Chico Lamba, da marca dos onze metros, a restabelecer a igualdade aos 48 minutos (2-2). Em seguida, Samuel Justo apareceu em boa posição para atirar à baliza, mas o remate acabou por sair por cima da barra.

Os Leões estavam por cima nesta fase e as oportunidades iam chegando. Num livre batido de forma exemplar por Rodrigo Marquês, Chico Lamba subiu mais alto na área e cabeceou rente ao poste, falhando o alvo por centímetros. Depois, foi a vez de Rodrigo Ribeiro ver o guarda-redes negar-lhe o golo, sendo que o AZ Alkmaar também somou um par de remates mas sem sucesso.

Filipe Çelikkaya promoveu então as primeiras substituições, lançando Marco Cruz, Rafael Nel, David Moreira e Lucas Anjos, com este último a realizar a estreia na competição. Nos últimos dez minutos do duelo, os neerlandeses obrigaram Diego Calai a aplicar-se com duas paradas decisivas, mas o Sporting CP ripostou e encostou o adversário às cordas, criando várias ocasiões.

Primeiro foi Marco Cruz que, na área e em boa posição, não conseguiu o remate por pouco, e depois Rodrigo Ribeiro, que teve duas boas oportunidades. Na sequência de um canto, cabeceou mas a bola saiu por cima, seguindo-se um disparo perigoso que foi travado por um defesa, isto antes de o AZ Alkmaar ver Stam ser expulso e de o árbitro da partida apitar para o fim do jogo.

O 2-2 registado no tempo regulamentar levou então o encontro para a decisão através das grandes penalidades, sendo que aí podia ter caído para qualquer lado. Desta vez, acabou por ser o AZ Alkmaar a revelar-se mais forte nesse capítulo, vencendo por 3-4 e seguindo para a final.

Sporting CP: Diego Calai [GR], Gonçalo Esteves (David Moreira, 80’), Chico Lamba [C], João Muniz, David Monteiro, Rodrigo Marquês (Marco Cruz, 72’), Samuel Justo, Mateus Fernandes, Diogo Cabral (Rafael Nel, 80’), Afonso Moreira (Lucas Anjos, 84’) e Rodrigo Ribeiro.