Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto isabel Silva

Clássico sorriu aos da casa

Por Sporting CP
24 Fev, 2024

2-1 com o golo verde e branco a ser marcado por Manuel Kissanga

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, neste sábado, por 2-1 diante do FC Porto em jogo da terceira jornada da fase de Apuramento do Campeão do Campeonato Nacional de Juniores.

Para este encontro, Pedro Coelho apostou de início em Miguel Gouveia, Rodrigo Dias, Francisco Machado, Rafael Mota, Rayhan Momade, Eduardo Felicíssimo, Micael Sanhá, João Simões, Gabriel Silva, Manuel Kissanga e Pedro Sanca.

Os Leões sabiam que seria um jogo difícil, diante de uma equipa mais experiente, fruto da idade dos jogadores, mas não podiam ter entrado melhor no jogo, adiantando-se no marcador logo no segundo minuto.

Luís Gomes começou por aliviar o remate de Manuel Kissanga, à entrada da área, mas a bola ressaltou para os pés do médio Leonino que, após se isolar, ficando só com o guarda-redes Gonçalo Silva pela frente, não desperdiçou o 0-1.

A jogar em casa, o FC Porto foi assim obrigado a correr atrás do prejuízo desde cedo, mas na primeira metade foi quase sempre o Sporting CP a estar mais perto do golo. Aos 20 minutos, Gabriel Silva recebeu no corredor esquerdo e, após bom trabalho sobre vários adversários, rematou cruzado dentro da área, mas o guardião azul e branco defendeu.

Ao cair do pano da primeira metade, já depois de outras ameaças não tão perigosas, os Leões voltaram a estar perto do 0-2, num remate de longe de João Simões, mas a bola saiu ao lado do poste esquerdo.

Quem não marca, arrisca-se a sofrer e foi o que aconteceu no segundo minuto de tempo-extra: cruzamento rasteiro desde a esquerda, com Afonso Leite a surgir ao primeiro poste para empatar antes do intervalo.

Assim, a segunda metade começou com 1-1 no marcador e com as duas equipas à procura de mais um golo. O FC Porto teve logo a hipótese de passar para a frente do marcador, levando a bola ao ferro, mas a resposta verde e branca não tardou com duas oportunidades – de João Simões e Gabriel Silva –, que Gonçalo Silva travou.

Após a hora de jogo, e numa altura em que as oportunidades de golo eram menores, tanto para uma equipa como para a outra, Pedro Coelho mexeu pela primeira vez, apostando em Ivanildo Mendes e fazendo sair Francisco Machado.

Pouco depois, a primeira dupla substituição com as entradas de Telmo Coimbra e Nilton Cardoso e as saídas de Micael Sanhá e Pedro Sanca, mas a partida continuou igual e, por isso, Pedro Coelho voltou a mexer antes dos últimos 10 minutos, fazendo entrar Gabriel Melo e Amadu Baldé, saindo João Simões e Gabriel Silva.

‘Pernas novas’ para atacar os derradeiros minutos, com o Sporting CP a ter a oportunidade de fazer o segundo golo num livre batido por Manuel Kissanga, mas a bola saiu por cima da baliza.

Mais feliz acabou por ser, novamente, o FC Porto ao conseguir fazer o 2-1 a dois minutos dos 90, com um remate de primeira de Tiago Andrade.

Rafael Mota tentou depois aumentar a vantagem azul e branca, mas Miguel Gouveia negou-lhe o golo com uma grande defesa e nos últimos segundos foi Gonçalo Silva a encaixar um remate de Telmo Coimbra, segurando assim o resultado.

O Sporting CP volta agora a jogar no próximo sábado, em casa, frente ao Académico Viseu FC.