Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Regresso aos triunfos com exibição autoritária

Por Sporting CP
06 Mar, 2024

Sub-19 vencem de forma clara em casa do SC Braga (1-3)

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal regressou esta quarta-feira aos triunfos no Campeonato Nacional, em casa do líder 100% vitorioso SC Braga (1-3), numa partida em atraso da primeira jornada da fase de apuramento de campeão.

Após o empate a duas bolas frente ao Académico Viseu FC, no último sábado, os Leões deram uma resposta forte diante da única equipa só com vitórias nesta fase, ao assinarem uma exibição madura com e sem bola. Os comandados de Pedro Coelho demonstraram solidez a defender e boas dinâmicas a atacar, justificando de forma clara os três pontos num teste de elevada exigência.

O Sporting CP entrou muito bem na partida, agressivo e a pressionar alto, abrindo o placard logo aos quatro minutos. Depois de já ter ameaçado duas vezes, por Eduardo Felicíssimo e Manuel Kissanga, à terceira foi de vez, com João Simões a atirar em jeito de fora da área e a meter a bola no ângulo, assinando um grande golo (o seu segundo nesta fase das decisões).

Mesmo a vencer desde cedo, a turma de Alvalade continuou subida no terreno e a recuperar a bola em zonas altas, ficando muito perto de dilatar a vantagem por Manuel Kissanga e João Infante – novidade no onze a par de Marlon Júnior. Já os bracarenses só chegaram à baliza de Miguel Gouveia aos 20 minutos, com Rafael Mendes a atirar à barra.

Apesar de a partir daí os minhotos – que entraram neste duelo com a defesa menos batida do campeonato – terem reagido, subindo o bloco e passando a ter mais bola, foi o Sporting CP a ficar novamente mais perto do golo. Aproveitando o espaço nas costas da defesa, Gabriel Silva quase marcou duas vezes, mas os remates foram travados por adversários.

Ainda assim, no primeiro minuto de compensação, e curiosamente no melhor momento do SC Braga, os Leões materializaram as ameaças anteriores e aumentaram a diferença para 0-2. Após combinar com Gabriel Silva, o capitão Rayhan Momade cruzou da esquerda e Luís Fernandes, na tentativa de fazer o corte na pequena área, acertou na própria baliza.

Na segunda parte, os papéis inverteram-se e foi o SC Braga a marcar cedo, aos 52’, por Nuno Patrício, que aproveitou uma perda de bola Leonina. No entanto, logo a seguir, aos 55’, o Sporting CP deu a provar do mesmo veneno, com Micael Sanhá a recuperar em zona alta e a fazer o 1-3 a passe de Gabriel Silva. Foi o oitavo golo do extremo esta temporada.

O aumentar da desvantagem revelou-se um duro golpe para a equipa da casa, que se ressentiu e só voltou a incomodar já na recta final, com o guardião Leonino Miguel Gouveia a resolver. Por outro lado, os Leões impuseram novamente o seu ritmo e geriram sem dificuldades de maior, ainda que sem criar grandes ocasiões, perante um adversário já algo resignado com a derrota.

O Sporting CP aproximou-se assim do topo da tabela classificativa e está agora a apenas dois pontos dos líderes SC Braga e SL Benfica. Além disso, passa a deter o melhor ataque do apuramento de campeão, com dez golos marcados. O próximo desafio – o segundo de três seguidos fora – joga-se já este domingo, frente ao Vitória SC, em Guimarães.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Dias, Marlon Júnior, Rafael Mota, Rayhan Momade [C], Eduardo Felicíssimo, Manuel Kissanga (Nilton Cardoso, 86’), João Simões (Amadu Baldé, 86’), Gabriel Silva (Winilson Lopes, 79’), Micael Sanhá (Ivanildo Mendes, 79’) e João Infante (Pedro Sanca, 67’).