José João: "Equipa com muito compromisso"
21 Fev, 2026
Reacção ao triunfo dos juniores sobre o Gil Vicente FC
Após o apito final da vitória da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o Gil Vicente FC por 2-0, José João analisou o encontro na zona de entrevistas rápidas do Estádio Aurélio Pereira.
"Na primeira parte, o Gil Vicente FC apresentou-se com uma linha de cinco a pressionar com três na frente e não estávamos à espera que o fizessem aqui. Tivemos algumas dificuldades na adaptação a essa situação. Tivemos sempre mais iniciativa, mas com poucas chegadas à área também por mérito do adversário. Nas vezes que chegámos, podíamos ter preenchido melhor as zonas de finalização e falei com os jogadores sobre isso ao intervalo", disse aos meios de comunicação Leoninos, continuando.
"Chegámos ao golo graças à nossa pressão. Mérito do Frederico [Gomes] e o José [Mendes] consegue depois fazer o golo. Fica a imagem de uma equipa com muito compromisso. Nem sempre dá para ter nota artística, mas estiveram representados os nossos valores de humildade, espírito de equipa, capacidade de superação. Tudo isso faz com que esta equipa esteja numa série de três jogos consecutivos a ganhar. Não nos vale de nada e olhamos já para o próximo jogo nos Açores, onde queremos ser competitivos contra o CD Santa Clara, uma equipa muito bem trabalhada", referiu.
Para o treinador dos juniores do Sporting CP, "todos os jogadores têm trabalhado bem" e o facto de acreditar no grupo que orienta ajuda a perceber o facto de dois suplentes utilizados terem apontado os golos: "Alguns até mereciam mais minutos do que os que têm tido. Saltaram os dois do banco e fizeram os golos e fico feliz quando isso acontece. O segredo é acreditar em todos e fazer com que se sintam importantes".
Por fim, José João falou do momento da equipa, que lidera agora a tabela classificativa de forma isolada.
"A nossa mentalidade é sermos competitivos em cada jogo. Não somos candidatos a nada para além de ganhar o próximo jogo e vê-se que os jogadores acreditam nisso. O Campeonato é muito competitivo e os adversários são muito bem trabalhados. Podemos perder pontos em qualquer campo e o próximo jogo vai ser muito difícil", concluiu.
José Mendes, autor do 1-0, também falou: "Estivemos bem na primeira parte, só nos faltou definir melhor no último terço e fomos surpreendidos pelo esquema táctico do Gil Vicente FC. Ajustámos algumas coisas ao intervalo e o efeito surgiu. Marcámos e todos ajudaram a equipa. (…) Há que continuar, jogo a jogo, e olhar apenas para nós, que é o mais importante".