Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Triunfo para colocar pressão nos rivais

Por Jornal Sporting
26 maio, 2017

Juvenis prosseguem senda invencível e derrotam Sp. Braga por 2-1, garantindo uma liderança provisória de quatro pontos

Os juvenis do Sporting CP continuam a trajectória de sucesso e voltaram a fazer da Academia Sporting o espaço ideal para mais um triunfo (2-1).

Os leões somaram a quinta vitória na sexta jornada da fase de apuramento de campeão, garantindo que a liderança continua verde e branca até à sétima jornada, ante o Oeiras.

As equipas apostaram em estratégias idênticas, privilegiando dinâmicas ofensivas também similares. Os avançados 'arrastavam' os centrais para que os extremos aparecessem em zona de finalização. Não houve enganos e o início de partida foi muito repartido. Aos cinco minutos, o Sp. Braga cruzou com perigo para a área, mas o Sporting não tardou a responder. Primeiro, Bernardo Sousa abriu na direita com Sérgio Velosa a decidir-se pelo remate. Foi desenquadrado, mas serviu de mote.

Aos 11', Sousa combinou com Velosa, este tabelou com o 10 leonino que colocou em Brás. O extremo, de calcanhar, serviu Velosa que procurou o segundo poste, onde Tiago Rodrigues bem se esticou, ficando perto do tento inaugural. Domínio gradual dos verdes e brancos ia-se consolidando e Sérgio Velosa atirou ao poste, após sobra na área. Não marcou aos 15', acabou por conseguir aos 20'. Bavikson Biai recuperou no miolo e depois de um passe na esquerda, Bernardo Sousa desferiu um colocado pontapé de pé esquerdo, abrindo a contagem em Alcochete.

Velosa ainda teve hipótese para ampliar a vantagem, mas a bicicleta acabou por cima da baliza. O Sp. Braga ainda criou perigo através das faixas laterais e de bola parada, mas Goulart e Tiago Djaló iam rechaçando as intenções. Aos 40', e talvez no momento mais precipitado dos leões no jogo, Diogo Brás foi derrubado na grande área. O extremo não perdeu a chance e chegou ao 23.º golo nesta época.

Na segunda parte a fadiga adensou-se e o Sporting CP não conseguiu controlar o jogo. O Sp. Braga recorria aos cruzamentos e à bola parada, mas aproveitavam alguma intranquilidade verde e branca que, em 20 minutos, só conseguiu duas jogadas de perigo. Aos 43', Tiago Rodrigues finalizou de primeira, após passe de Bernardo Sousa, mas o 'tiro' acabou por rasar o poste. Aos 62', Gonçalo Costa, o lateral-esquerdo, subiu e fez uma triangulação com Fati, assistindo depois Diogo Brás que, ao segundo poste, atirou por cima, saindo, inclusivamente, lesionado do lance.

Aos 68', o Sp. Braga regressou à discussão do resultado. O central Lotitto cabeceou, reduzindo a diferença para um golo. O canto foi batido da esquerda e Gonçalo Costa ainda desviou a bola para a própria baliza. Babacar Fati, aos 76', não conseguiu resolver a partida, atirando por cima, e os arsenalistas continuaram o 'assalto' ao forte verde e branco. Aos 77', Samuel rematou ao poste direito das redes leoninas e, no livre lateral que se seguiu a um canto perigoso, Tiago Antunes obrigou Semedo à melhor intervenção do jogo. O central vermelho e branco ainda foi expulso por acumulação de amarelos, depois de uma entrada imprudente sobre Tiago Djaló e não mais o Sp. Braga assustou, valendo assim uma primeira parte de grande valia para um resultado importante para a luta pela revalidação do título de juvenis.

O Sporting chegou aos 16 pontos, mais quatro do que o Benfica e nove do que o FC Porto, ambos a jogar no domingo e na véspera de se encontrarem, em partida referente à sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional de juvenis.