Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Juvenis sagram-se Campeões Nacionais

Por Sporting CP
15 Jun, 2022

Triunfo frente ao SC Braga confirmou 14.º título no escalão (2-0)

A duas jornadas do fim, a equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal coroou-se Campeã Nacional, esta quarta-feira, ao vencer o SC Braga por 2-0 no jogo da ronda oito da fase final do campeonato, naquela que foi também a primeira edição terminada após duas temporadas interrompidas devido à pandemia.

No Estádio Aurélio Pereira, Guilherme Santos marcou na primeira parte e Vivaldo Semedo na segunda, resolvendo o duelo entre os dois primeiros classificados e, consequentemente, as contas do Campeonato Nacional. Depois de duas épocas inacabadas no escalão, o Sporting CP venceu o seu 14.º título nacional em sub-17 – e ainda sem derrotas nesta fase final.

Os primeiros avisos, de longa distância, pertenceram ambos ao SC Braga, mas Guilherme Pires, guardião verde e branco, mostrou-se atento. A resposta Leonina não tardou e Rafael Nel cabeceou por cima um cruzamento de Afonso Moreira. A acção continuou nos instantes iniciais e foi-se sucedendo perto de ambas as balizas, com qualidade de parte a parte, mas sem efeitos práticos: o bracarense Afonso Duarte desperdiçou um frente-a-frente e o Leão João Muniz rematou, de longe, à figura.

Aberto desde o início, o jogo não demorou a ter golos e foi o Sporting CP a inaugurar o marcador. À passagem dos 21 minutos, Guilherme Santos rematou de fora da área e, depois de sofrer um desvio num adversário, a bola acabou no fundo da baliza minhota. Era verde e branco o ascendente nesta fase, com os jovens Leões de José João cada vez mais confortáveis com bola, embora a réplica do SC Braga fosse também positiva.

Com meia-hora no relógio, o capitão Manuel Mendonça protagonizou um grande momento no relvado: arrancou com a bola controlada e, chegado à entrada da área, rematou forte, acertando com estrondo na barra. Depois, na recta final do primeiro tempo, mais disputado a meio-campo, nada mudaria no marcador. Nota ainda para a presença de Frederico Varandas, presidente Leonino, nas bancadas do Estádio Aurélio Pereira.

Já o reatamento trouxe um Sporting CP objectivo e com a mira na baliza adversária. Primeiro, Manuel Mendonça tentou ensaiar um pontapé de bicicleta e, a seguir, Vivaldo Semedo marcou mesmo, mas em posição irregular. O ímpeto verde e branco continuou a empurrar o conjunto minhoto para o seu meio-campo defensivo e os Leões chegariam ao segundo golo num lance de insistência: Vivaldo Semedo, oportuno, ‘caçou’ uma bola perdida na área e atirou a contar. Tudo bem feito pelos juvenis Leoninos no início da segunda parte, justificando a vantagem de dois golos.

De seguida, o SC Braga subiu as suas linhas para esboçar uma reacção e conseguiu reequilibrar o encontro. Ainda assim, a formação orientada por José João não cedeu e até teve a melhor oportunidade nesse período, mas Semedo não conseguiu ludibriar o guarda-redes adversário no um-contra-um. Já dentro dos últimos dez minutos, Afonso Moreira também atirou ao lado e o 2-0 seria definitivo, confirmando o prémio para a promissora geração de 2005.

Com o apito final, a festa na Academia fez-se de verde e branco com a conquista de um troféu que os Leões tinham vencido pela última vez em 2016/2017. Para trás, os sub-17 do Sporting CP deixaram um percurso irrepreensível, somando 22 pontos e nenhuma derrota (7V e 1E) nesta fase final, bem como os melhores registos ofensivos (25 golos marcados) e defensivos (apenas três sofridos). No total, em 2021/2022, em 33 jogos acumularam 28 triunfos, três empates e duas derrotas, 134 golos marcados e somente 15 sofridos em toda a temporada. Para fechar a época, o Sporting CP visitará o SL Benfica e receberá o FC Porto já como Campeão Nacional.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Leonardo Barroso, Pedro Silva, João Muniz, Rodrigo Dias (José Silva 87’), Alexandre Brito, Manuel Mendonça [C], Guilherme Santos (Manuel Kissanga  78‘), Afonso Moreira (Henrique Arreiol 87’), Rafael Nel (Pedro Sanca 63‘) e Vivaldo Semedo (Micael Sanhá 78‘).