Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Triunfo categórico e ultrapassagem sobre o FC Porto

Por Sporting CP
16 Abr, 2023

Primeira parte demolidora decidiu clássico no Norte (1-4)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o FC Porto por 1-4 no jogo da 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Foram os golos de João Infante, Geovany Quenda, João Simões e Manuel Kissanga a construir o robusto triunfo no clássico.

Nesta fase final, os dragões apenas tinham sido derrotados por uma vez e acontecera, precisamente, frente aos jovens Leões (4-2) na Academia Cristiano Ronaldo, o que agora no terreno portista voltou a acontecer, graças, sobretudo, a um primeiro tempo implacável - 0-3 era o resultado ao intervalo.

Além disso, a vitória no clássico permitiu aos comandados de José João um salto significativo na classificação até ao segundo lugar, mesmo com menos um jogo disputado que os restantes emblemas do topo da tabela.

Em Vila Nova de Gaia, o Sporting CP fez-se com a iniciativa de jogo desde o início perante um FC Porto mais expectante (41%-59% ao intervalo). Até seriam os dragões os primeiros a ameaçar seriamente, mas Miguel Gouveia, guardião verde e branco, com a perna negou o golo num remate cruzado de Gonçalo Sousa.

Já na rápida resposta dos jovens Leões, aos nove minutos, chegaria o golo inaugural: Manuel Kissanga arrancou pela esquerda, ganhou a linha e cruzou rasteiro para o segundo poste, onde surgiu João Infante para encostar sem problemas para o fundo das redes – foi 11.º golo do avançado esta época, o sétimo nesta fase final.

A formação orientada por José João manteve a postura no clássico e voltou a fazer estragos na defesa azul e branca, que não sofria golos há três jornadas seguidas. Desta vez, Geovany Quenda partiu da direita para dentro, tirou o seu marcador directo da frente e no frente-a-frente rematou entre as pernas do guardião adversário para o 0-2 aos 18 minutos – o seu 19.º em 2022/2023. Um início tão sólido como implacável dos juvenis do Sporting CP no Norte do país.

Face à diferença madrugadora no marcador, o FC Porto tentaria subir as suas linhas, mas continuou com sérias dificuldades para chegar à área verde e branca. Por sua vez, os jovens Leões mantiveram-se confortáveis no encontro e também com eficácia máxima no ataque. Para fechar o primeiro tempo da melhor forma, em mais uma oportunidade, João Simões, dentro da área, atirou a contar - beneficiando ainda de um desvio – para desenhar o expressivo 0-3 ao intervalo.

Já em período de descontos, Miguel Gouveia foi novamente chamado a intervir e manteve o resultado intacto. Terminados os primeiros 45 minutos, o Sporting CP já tinha na mira a ultrapassagem aos dragões na classificação rumo ao segundo lugar e, simultaneamente, destacou-se também do FC Porto como a formação menos batida da fase final com os mesmos dez golos sofridos com que a equipa azul e branca tinha chegado a este clássico.

Ainda assim, faltava toda a segunda parte e o FC Porto deu logo mostras no início da segunda parte de não atirar a toalha ao chão. Depois de uma primeira ameaça perigosa, João Teixeira fez o 1-3 logo aos 47 minutos. Do outro lado, a resposta Leonina não tardou, mas, a três tempos, desta vez, nem Infante nem Kissanga tiveram sucesso na finalização.

Contudo, este reatamento electrizante logo se arrefeceu, seguindo-se uma fase de maior equilíbrio e menos oportunidades. Já depois da hora de jogo foi o recém-entrado Rafael Camacho a agitar o jogo e, após fintar com classe um adversário, cruzou de forma perfeita para o desvio final de Kissanga ao primeiro poste, recolocando a margem de três golos no marcador e ateando mais festejos a verde e branco. Estava dada a estocada final no clássico, apesar do esforço final dos dragões.

Com este triunfo categórico sobre o rival nortenho, o qual voltou a cair oito jogos depois da derrota na Academia, os sub-17 do Sporting CP atingem os 27 pontos, ultrapassam o FC Porto na classificação e igualam o SC Braga no segundo lugar, mesmo tendo menos um jogo que ambos.

Já na próxima jornada, os jovens Leões de José João recebem o líder SL Benfica, que tem mais seis pontos que a equipa verde e branca e também mais uma partida já disputada.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Francisco Machado, Rafael Mota (Atanásio Cunha 83’), Rayhan Momade [C], Eduardo Felicíssimo, João Simões, Manuel Kissanga (Rodrigo Viola 83’), Ivanildo Mendes (Rafael Camacho 62’), Geovany Quenda (Winilson Lopes 75’) e João Infante (Diogo Martins 62’).