Pedro Pontes: "São estes jogadores que queremos ver no Sporting CP"
20 Dez, 2025
Técnico elogiou o carácter da equipa no dérbi (4-3)
A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal encerrou o ano com uma emotiva vitória frente ao SL Benfica (4-3). No final do encontro, Pedro Pontes destacou o carácter do grupo e a forma como os jovens Leões nunca deixaram de acreditar, enquanto Martim Ribeiro sublinhou a atitude colectiva e a importância de terminar esta fase da prova no primeiro lugar.
Na análise ao encontro, o treinador verde e branco considerou que se tratou de um jogo bem disputado, sobretudo na primeira parte, onde o Sporting CP foi claramente superior.
"Houve um início de equilíbrio e de medir de forças, que é normal neste tipo de jogos entre rivais directos. Depois fomos assumindo mais o jogo, ameaçando sempre a última linha do Benfica, e acabámos por fazer dois golos, um deles até numa situação curiosa, com dez jogadores. Até ao final da primeira parte penso que fomos superiores", começou por referir, em declarações à Sporting TV.
Pedro Pontes reconheceu, no entanto, que faltou algum controlo em determinados momentos e que as desatenções acabaram por permitir ao adversário crescer no encontro.
"Tentámos controlar o jogo, sobretudo nas segundas bolas, na atitude e na confiança nos duelos, mas faltou-nos um bocadinho de bola para termos mais controlo. O SL Benfica faz o 2-1 num lance em que perdemos concentração, num lançamento lateral em que a marcação falha, e isso acabou por dar vida ao adversário. Na segunda parte falámos da importância de ter mais bola, mas o SL Benfica foi muito eficaz e chegou aos golos em desatenções nossas. Esse é o lado com que não ficamos totalmente satisfeitos", concedeu, também.
Ainda assim, o técnico fez questão de enaltecer a resposta da equipa num contexto emocionalmente exigente.
"A partir daí veio ao de cima aquilo que esta equipa tem sido ao longo do ano: um verdadeiro grupo, com muito carácter, muita ambição e muita vontade de fazer melhor. Não é fácil estar a ganhar 2-0, sofrer a reviravolta e ainda assim ir à procura da vitória. Foi o coração, a força e o carácter deste grupo que fizeram a diferença. São estes jogadores que queremos ver no Sporting CP, proactivos, à procura do golo e sem nunca desistir", sublinhou.
Questionado sobre o primeiro lugar já garantido na primeira fase do campeonato, Pedro Pontes optou por valorizar o processo de crescimento da equipa.
"É sempre bom terminar o ano assim. Ainda assim, o mais importante é o processo de desenvolvimento dos jogadores. Este primeiro lugar é fruto do carácter e da forma como esta equipa se tem exibido e acaba por ser o espelho quantitativo de um processo qualitativo consistente", concluiu.

Também Martim Ribeiro, autor do golo decisivo já em tempo de compensação, destacou a entrada forte dos Leões e a forma como a equipa nunca deixou de acreditar.
"Começámos bem, entrámos agressivos e fizemos logo dois golos. Depois, baixámos um pouco e sofremos um golo que os trouxe para cima. Eles ainda deram a volta, mas esta equipa é isso mesmo: tem garra, tem coração e nunca deixa morrer. Fomos para cima, fizemos mais dois golos e saímos daqui com a vitória", afirmou.
O avançado destacou ainda o simbolismo do triunfo num dérbi e a importância de terminar o ano na liderança.
"O nosso objectivo era ganhar aqui hoje e acabar o ano em primeiro lugar, com isso garantido. Um dérbi é sempre um dérbi, queremos chegar aqui e ganhar. Já não vencíamos o SL Benfica em casa há algum tempo e são sempre jogos difíceis, por isso entrámos com a máxima força. Ter o primeiro lugar garantido dá-nos mais tempo para pensar na última fase, trabalhar cada detalhe e chegar lá no máximo nível", concluiu.