Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Fim de época inglório para os sub-23 Leoninos

Por Sporting CP
09 maio, 2025

Sporting CP derrotado pelo SC Farense (2-1)

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SC Farense na primeira fase da Taça Revelação (2-1), terminando de forma inglória uma época de muitos ensinamentos. Os jovens Leões estiveram em vantagem até aos 80 minutos, mas os algarvios consumaram a reviravolta nos instantes finais da partida.

No mítico Estádio de São Luís, no Algarve, o Sporting CP mostrou-se muito forte na pressão desde o apito inicial e, com mais posse de bola, partiu cedo “para cima” da defensiva farense. Aos cinco minutos, Amadu Baldé protagonizou o primeiro remate da partida e, pouco depois, um bom pontapé de Sandro Nascimento obrigou o guardião Kauan Silva a uma defesa atenta.

Os anfitriões reagiram em ataque rápido, começando a povoar com mais frequência a zona defensiva dos Leões de Lisboa, mas sem conseguir importunar verdadeiramente Diogo Clara. Já o Sporting CP, a privilegiar uma construção paciente e com linhas bem subidas no terreno, tentava romper por entre a muralha farense.

Ao quarto de hora, o nulo ainda se mantinha e o jogo foi-se fixando, disputado e vivo, no meio-campo — apesar dos esforços dos verdes e brancos para explorar as alas com os seus jogadores mais velozes e virtuosos.

Sem grandes oportunidades de parte a parte, a primeira ocasião da equipa da casa surgiu apenas aos 33 minutos, mas o remate enrolado não assustou o guardião Leonino. Dois minutos depois, um cabeceamento de Jerémie Kanon parecia levar selo de golo, mas a pontaria do francês saiu desencontrada.

As duas melhores ocasiões do SC Farense nasceram de pontapés de canto e foi também numa bola parada — um livre directo — que, do outro lado do campo, Francisco Canário obrigou Kauan Silva a nova defesa apertada, mas segura, à passagem dos 43 minutos. O empate sem golos ao intervalo espelhava com justiça o equilíbrio da primeira parte.

O regresso dos balneários trouxe consigo mais emoção. Aos 48 minutos, o SC Farense, em crescendo na partida, protagonizou uma excelente jogada de ataque colectivo que levou muito perigo à área do Sporting CP. Valeu a intervenção in extremis de Rafael Mota, com um corte decisivo, e a atenção de Diogo Clara, que segurou a bola no segundo momento, evitando o pior.

As consecutivas pausas para assistência médica quebraram o ritmo e adormeceram um pouco o jogo. Aos 58 minutos, determinado em agitar as águas, Rayhan Momade subiu pela direita, puxou para dentro e disparou forte, em arco, de longe. A bola, caprichosa, explodiu na trave com estrondo — teria sido um golo de outro mundo, mas ficou-se pelo quase.

Aos 60 minutos, o golo do Sporting CP acabou mesmo por surgir, coroando mais um recorte técnico de enorme beleza. Após uma boa construção colectiva, Francisco Canário abriu caminho com um espectacular toque de calcanhar, rasgando a defesa farense. Sandro Nascimento apareceu na área e finalizou com classe para o 0-1 e para o seu primeiro golo neste escalão. E que golo!

Com meia hora ainda por disputar, os Leões mantinham-se determinados em ampliar a vantagem, revelando maior discernimento na circulação de bola. Ainda assim, foi o SC Farense quem, aos 75 minutos e após um ataque rápido, esteve mais perto do golo — o desperdício à boca da baliza permitiu ao Sporting CP manter o controlo das operações.

A vantagem, contudo, não resistiu por muito tempo. Aos 79 minutos, num novo contra-ataque, o conjunto anfitrião aproveitou dois infortúnios sucessivos na defesa Leonina para chegar ao empate. André Candeias, que já conta com duas aparições na equipa principal dos algarvios, assinou o 1-1.

A dez minutos dos 90’, a incerteza voltou assim a instalar-se no marcador. Filipe Neto lançou Gabriel Melo e Rafael Camacho para um último esforço, na tentativa de evitar o prolongamento, mas o castigo chegou pesado: já aos 96 minutos, o SC Farense consumou a reviravolta com um golo de Mohamed Silmi, afastando de forma amarga os jovens Leões da competição.

Sporting CP: Diogo Clara, Rayhan Momade, João Assunção, Afonso Lee, Sérgio Matos (Micael Sanhá, 72’), Rafael Mota [C], Paulo Iago, Sandro Nascimento, Francisco Canário (Gabriel Melo, 86’), Amadu Baldé (Rafael Camacho, 86’) e Diogo Cardoso (Guilherme Santos, 45’). Treinador: Filipe Neto. Disciplina: Cartões amarelos para Amadu Baldé (25’) e João Assunção (90’+2).