Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Museu Sporting

Dez anos de glória europeia

Por Sporting CP
29 maio, 2020

Andebol Leonino venceu EHF Challenge Cup neste dia em 2010

Foi a 29 de Maio de 2010, há exactamente dez anos, que o Sporting Clube de Portugal venceu a EHF Challenge Cup, tornando-se o primeiro emblema português a vencer uma competição europeia de andebol. A histórica conquista foi a cereja no topo do bolo de um palmarés brilhante da modalidade verde e branca, a quem só faltava um título continental.

No caminho até à final, o Sporting CP superou AO Dimou Thermaikou (Grécia), Stiinta Municipal Dedeman Bacau (Roménia) e RD Slovan (Eslovénia). O adversário na fase derradeira da prova foi o MMTS Kwidzyn, equipa oriunda da Polónia que havia eliminado o CD Xico Andebol nos quartos-de-final. A primeira mão realizou-se fora de casa e o Sporting CP venceu por 25-27, regressando a Portugal com boas perspectivas de atingir o objectivo.

Contudo, foi a segunda mão que ficou na memória de todos os Sportinguistas. Num Complexo Municipal dos Desportos Cidade de Almada completamente lotado e com uma atmosfera fenomenal, o Sporting CP triunfou por 27-26 e confirmou a conquista da EHF Challenge Cup. Foi mais um título europeu para o Clube e o primeiro no andebol.

Orientados por Paulo Faria, os Leões alinharam na segunda mão da final com Vladimir Petrić, João Pinto, Pedro Solha, Fábio Magalhães, Bosko Bjelanović, Mitja Lesjak, Bruno Moreira, Pedro Seabra, Ricardo Correia, Pedro Portela, Humberto Gomes, Ricardo Dias, Carlos Galambas e Hugo Rocha, tendo ainda estado presentes noutras fichas de jogo na competição Fernando Nunes, João Paulo Pinto e José Lopes. Com 57 golos, Pedro Solha foi o melhor marcador da competição.

Esta seria a primeira de duas EHF Challenge Cup conquistadas pelo Clube de Alvalade, que voltou a levantar o troféu em 2016/2017.

Dez anos depois, Paulo Faria recordou o momento passado em Almada e o seu significado. "Esta vitória veio dar o primeiro título europeu para clubes portugueses e serviu como afirmação de que, a nível europeu, o andebol existe em Portugal. (...) Depois desta conquista, criou-se o hábito de os clubes portugueses começarem a ter as competições europeias dentro dos seus objectivos", contou o técnico que liderou o Sporting CP na conquista da EHF Challenge Cup em 2010 em declarações à Sporting TV.

Paulo Faria, que, como jogador, representou o Sporting CP e a selecção nacional, entre outras equipas, não escondeu a satisfação pelo mediatismo e a atmosfera a que a final teve direito. "Na altura, sentimos um pouco o que sentem as equipas e os jogadores de futebol. Tivemos a imprensa desportiva e não desportiva a participarem diariamente no processo. Tivemos as televisões e uma grande manifestação de apoio. Sendo o Sporting CP um Clube de dimensão nacional, sentimos apoio de todo o lado. Vivemos um stress competitivo e positivo. O ambiente em Almada estava impressionante. Estava esgotado e se fosse no Pavilhão Atlântico estaria esgotado também. As pessoas tinham muita vontade de estar presentes naquele momento histórico", referiu.

Carlos Galambas, pivô do Sporting CP que venceu a EHF Challenge Cup em 2010, não tem dúvidas de que os Leões foram "a melhor equipa nessa competição". "Merecemos ganhá-la. Vencemos com todo o mérito e há que salientar sempre o facto de termos sido a primeira equipa portuguesa a conquistar uma competição europeia no andebol", referiu, lembrando depois a forma como foram recebidos pelos Sportinguistas em Almada.

"Estagiámos na Academia Sporting e estávamos ansiosos. A ida do pavilhão da Academia até Almada foi fantástica. Quando chegámos lá, parecia um jogo de futebol. Parecia um grande dérbi de futebol, mas era a final da EHF Challenge Cup. Os adeptos não nos deixaram ficar mal e foi um ambiente fantástico. Foi um dia que nunca mais vou esquecer", garantiu Carlos Galambas.