Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Carlos Carneiro termina carreira e assume novas funções no Sporting CP

Por Sporting CP
02 Set, 2020

Decisão revelada em conferência de imprensa

Aos 38 anos, Carlos Carneiro anunciou esta quarta-feira o fim da carreira como atleta profissional de andebol. Em conferência de imprensa realizada na sede do Comité Olímpico de Portugal, o antigo capitão verde e branco fez a revelação entre lágrimas. 

Carlos Carneiro vai continuar ligado ao Sporting Clube de Portugal com as funções de coordenador técnico da formação do andebol. Um cargo que o ex-atleta assume de imediato.

"Esta conferência de imprensa serve para comunicar o final da minha carreira. Foram 20 anos como profissional de andebol e é sempre uma decisão difícil, mas foi tomada em consciência e a pensar no que é melhor para mim", começou por dizer aos presentes, entre os quais Miguel Albuquerque (director geral das modalidades Leoninas), José Guimarães (director da secção de andebol), os andebolistas Carlos Ruesga e Tiago Rocha e o hoquista Ângelo Girão.

"Há que dar espaço a novos jogadores e novos talentos. Pela minha carreira passaram muitas pessoas e não podia deixar de agradecer a muitas delas. (...) Agradeço também muito ao andebol. Comecei a jogar andebol por diversão, através de amigos, e estava longe de imaginar que ia conquistar tudo o que conquistei. (Pausa) Devo tudo ao andebol. O andebol formou-me, educou-me, deu-me autoestima e reconhecimento. Deu-me tudo", continuou um emocionado Carlos Carneiro.

Sobre a passagem pela equipa principal de andebol do Sporting CP, o antigo central não escondeu que viveu bons momentos de Leão ao peito. "Estava longe de imaginar tudo o que vivi nesta parte final da minha carreira, sendo bicampeão nacional, ganhando uma EHF Challenge Cup e jogando na EHF Champions League", frisou.

Por fim, Carlos Carneiro abordou a próxima fase da sua vida profissional, sendo que vai continuar ligado ao Sporting CP com outras funções. "Não é fácil fazer esta despedida. Termina aqui uma carreira de 20 anos. Muito obrigado a todos os presentes e agora vem outra etapa com a mesma dedicação que coloco em tudo o que faço", concluiu.

Entre formação e seniores, Carlos Carneiro passou por Vitória SC, Desportivo Francisco de Holanda, ABC, Boavista FC, AC Fafe, AM Madeira SAD e SL Benfica antes de assinar pelo Sporting CP em 2015. Depois de cinco temporadas de Leão ao peito, decidiu que ia deixar de ser jogador ao mais alto nível.

No total, Carlos Carneiro conquistou cinco Campeonatos Nacionais, duas Taças de portugal, duas Supertaças, uma Taça da Liga e uma EHF Challenge Cup, entre outros títulos na formação. Foi capitão da selecção nacional, que representou em mais de uma centena de ocasiões. 

Esta quinta-feira, 3 de Setembro, a Sporting TV vai emitir uma entrevista exclusiva com Carlos Carneiro às 16h00.