Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Clássico decidido nos detalhes

Por Sporting CP
18 Dez, 2021

Desaire pela margem mínima no Dragão Caixa (31-30)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este sábado, ao Dragão Caixa e saiu derrotada por 31-30 frente ao FC Porto no jogo em atraso da 11.ª jornada do Campeonato Nacional.

Num jogo muito equilibrado, a turma de Alvalade liderou durante praticamente todo o primeiro tempo, mas os papéis inverteram-se a poucos segundos do intervalo e, apesar do esforço Leonino, a partida sorriria ao FC Porto.

Frente-a-frente na quadra estavam as únicas duas formações que ainda não tinham sofrido qualquer derrota na prova e, por isso, a expectativa era grande e o jogo correspondeu. Concentrados e muito eficazes no ataque, seriam os Leões de Ricardo Costa a entrar por cima no Clássico: depois do golo inaugural de Salvador Salvador, Carlos Ruesga e Jonas Tidemand colocaram a turma de Alvalade a liderar o marcador (1-3).

Aproveitando, depois, a superioridade numérica por força das exclusões nos azuis e brancos, Carlos Ruesga não tremeu e em dois ataques rápidos consecutivos alargou a vantagem verde e branca até ao 4-8. Sólidos atrás – com Skok a intervir quando necessário – e tremendamente certeiros no ataque, o Sporting CP foi mantendo o FC Porto à distância (7-11).

Contudo, na recta final do primeiro tempo, os dragões reagiram à boleia do acerto de Pedro Cruz, chegando ao 14-14 já com Tidemand e Erekle Arsenashvili excluídos do lado Leonino. A dez segundos da buzina, a conversão de um livre de sete metros deu o 15-14 que seguiria para a segunda parte.

No reatamento, Kiko Costa mantinha os Leões na disputa através das suas finalizações na linha de sete metros e, depois de mais uma defesa de Skok, Natán Suárez fez o 17-17. A par e passo no marcador, o equilíbrio de forças tomou conta da partida e brilhavam os dois guarda-redes nas suas respectivas balizas (21-21).

Embora fosse o FC Porto a assumir agora as lideranças curtas no marcador, o Sporting CP não descolava, mantendo tudo em aberto à entrada para os últimos dez minutos. Em grande neste segundo tempo, Natán Suárez – acabou com sete golos - repôs o empate (26-26), no entanto os azuis e brancos não cediam na frente do resultado e atingiram, pela primeira vez no encontro, uma diferença de três golos (30-27).

Com três minutos por jogar, a turma de Alvalade não desistiu e conseguiu reduzir a diferença, mas os dragões geriram a vantagem da melhor forma, saindo com o triunfo pela margem mínima (31-30). Assim, o Sporting CP lidera o campeonato em conjunto com o FC Porto, ambos com 39 pontos, mas os azuis e brancos têm menos um jogo realizado.

Sporting CP: Matevž Skok [GR], Manuel Gaspar [GR], Yassine Belkaid [GR], Edmilson Araújo (1), Kiko Costa (4), Natán Suárez (7), Jonas Tidemand (3), André José, Carlos Ruesga (3), Salvador Salvador (2), Erekle Arsenashvili, Mamadou Gassama (1), Francisco Tavares (1), Jens Schöngarth (5), Josep Folqués e Martim Costa (3).