Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sporting CP na final da Taça de Portugal de andebol

Por Sporting CP
18 maio, 2025

Triunfo por 32-40, em casa do ABC de Braga, na 2.ª mão da meia-final.

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal apurou-se este domingo para a final da Taça de Portugal, ao derrotar o ABC, em Braga, por 32-40, na 2.ª mão da meia-final da prova em que os Leões de Ricardo Costa defendem o troféu.

Um triunfo na cidade minhota que confirmou a vantagem que já tinha ficado bem encaminhada após a vitória Leonina no Pavilhão João Rocha, na 1.ª mão, por 38-29.

Este domingo, em Braga, o Sporting CP teve sempre a eliminatória controlada, com uma exibição de bom nível e ainda mais conseguida nos últimos 15 minutos, em que os Campeões Nacionais capricharam defensivamente e no ataque, com um descolar no marcador que passou de 27-29 até aos 34-40 finais.

Nessa fase, a formação verde e branca conseguiu limitar ao máximo as acções de ataque dos bracarenses e sair em contra-ataques imparáveis que culminaram num avolumar da diferença para números desnivelados.

Na primeira parte, o Sporting CP teve algumas dificuldades para travar ligações da primeira com a segunda linha da equipa de Braga, que marcou golos em boas execuções tanto nas pontas, como na zona do pivô.

A formação orientada por Ricardo Costa saiu para o intervalo empatada a 17 golos diante do ABC, com o ponta esquerdo Orri Þorkelsson e o lateral direito Francisco Costa a cotarem-se como os jogadores mais eficientes na finalização.

No segundo tempo e depois de cerca de dez minutos ainda equilibrados, o Sporting CP deu o ‘safanão’ definitivo no jogo, com a defesa ao melhor nível e Aly a aparecer em bom estilo na baliza. Õ resto ficou a cargo da habitual arte e engenho dos jogadores Leoninos no ataque, com excelentes golos e ainda mais uma opção bem-sucedida com a utilização em simultâneo na primeira linha de Francisco Costa (dez golos em dez remates) e João Gomes, que através da rapidez de execução deixaram os defensores do ABC sem muitos argumentos para travar os dois canhotos Leoninos.

Sporting CP: Edy Silva (1), Pedro Portela (1), Francisco Costa (10), Natán Suárez (2), Jan Gurri, Pedro Martínez, William Höghielm (2), Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson (9), Mamadou Gassama (1), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (2), João Gomes (6), Christian Moga, Martim Costa (2), Mohamed Aly [GR].