Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Juventude e seriedade em mais uma vitória expressiva

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Leões de Ricardo Costa triunfaram por 22-42 diante do Arsenal CD

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o Arsenal CD por 22-42, em jogo a contar para a sexta jornada do Campeonato Nacional.

Com várias ausências na convocatória, Ricardo Costa apostou forte na formação Leonina, chamando seis jogadores da equipa de sub-20 para reforçar o grupo. A resposta, dentro de campo, foi de elevado nível: uma exibição séria e competente, que espelhou a profundidade e a qualidade do - presente e futuro - plantel verde e branco.

Com o jovem Bernardo Serra na baliza e um Pavilhão de Maximinos ruidoso a acompanhar o arranque da partida, os Leões começaram cedo a impor o seu jogo. Depois de um empate momentâneo a 1-1 nos instantes iniciais, o Sporting CP adiantou-se rapidamente no marcador, vencendo por 1-4 aos cinco minutos, com Emil Berlin, autor de três desses golos, em destaque.

O Arsenal CD ainda reagiu e reduziu distâncias, mas a resposta Leonina foi imediata e avassaladora: com dez minutos jogados, os Leões já venciam por 3-8, mostrando uma notável intensidade competitiva.

A liderar de forma confortável, a equipa de Ricardo Costa manteve a concentração e aproveitou as fragilidades do adversário, ampliando a vantagem de forma constante. Aos 17 minutos, o marcador registava um 5-14, num período em que Carlos Alvarez começou também a sobressair, dividindo o protagonismo com Emil Berlin.

Com o decorrer do primeiro tempo, o Sporting CP estabilizou a diferença na casa dos dez golos, apesar de alguns curtos períodos onde os bracarenses conseguiram chegar de forma mais precisa à baliza do guardião de 18 anos, em estreia oficial pela primeira equipa.

Aos 28 minutos, o Sporting CP vencia, assim, por 10-21, alcançando pela primeira vez uma vantagem superior a uma dezena. Até ao intervalo, o Arsenal CD ainda reduziu por uma vez, fixando o resultado parcial em 11-21, espelho fiel da superioridade verde e branca nos primeiros 30 minutos.

O segundo tempo começou a um ritmo mais arrastado. Com cinco minutos jogados, as equipas somavam apenas dois golos cada (13-23), mas o encontro foi ganhando balanço… e juventude. Tanto que, aos 40 minutos, o Sporting CP já levava doze golos de vantagem (15-27), com largo mérito para Pedro Velasco, ponta de apenas 17 anos, que, na sua estreia absoluta pela equipa principal, assinou três golos consecutivos e deu nova vida ao jogo.

Pouco depois, foi Miguel Figueiredo, também de 17 anos, quem aproveitou da melhor forma a oportunidade concedida por Ricardo Costa, estreando-se igualmente a marcar (15-30, aos 44 minutos).

Com um rigor competitivo assinalável, apesar da larga vantagem, o Sporting CP não desacelerou e já vencia por 16-35 aos 49 minutos. Nessa altura, Diogo Geraldes e Miguel Huzik também somavam minutos, enquanto Carlos Alvarez voltava a assumir a batuta do jogo, surgindo repetidamente em frente à baliza para finalizar.

À entrada para os 55 minutos, os verde e brancos, vestidos de cor-de-rosa, num gesto simbólico de apoio à luta contra o cancro da mama, atingiram a marca redonda dos 20 golos de diferença (19-39).

O domínio Leonino manteve-se firme até final e, já aos 58 minutos (21-41), Vasco Cardoso, mais um jovem da formação, assinou o seu primeiro tento pela equipa principal, com os Leões a ultrapassar a marca dos 40 golos.

Contas feitas, o Sporting CP selou o triunfo por 22-42, numa vitória natural, mas marcada pela seriedade, pelo espírito competitivo e, sobretudo, pelo brilho da juventude, que respondeu com maturidade, talento e personalidade à chamada de Ricardo Costa.

Agora, os Leões voltam a centrar atenções na EHF Champions League: na próxima quarta-feira, o Sporting CP recebe o HBC Nantes (19h45), em jogo da quarta jornada da fase de grupos.

Sporting CP: Emil Berlin (4), Carlos Alvarez (9), Jan Gurri (4), Pedro Martínez (3), Pedro Velasco (5), Diogo Geraldes (1), Mamadou Gassama (4), Diogo Branquinho (5), Filipe Monteiro (1), Bernardo Serra [GR], Christian Moga (1), Miguel Huzik, Vasco Cardoso (1), Miguel Figueiredo (3), Mohamed Ali [GR], Victor Romero (1). Treinador: Ricardo Costa.