Leoas perdem Supertaça
04 Out, 2025
Desaire frente ao SL Benfica no jogo de atribuição do troféu, realizado em Estremoz
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal não conseguiu conquistar a Supertaça, ao sair derrotada pelo SL Benfica por 3-0 no jogo de atribuição do troféu.
Foi um jogo marcado por grandes dificuldades do Sporting CP na recepção, nomeadamente no início do primeiro set, em que o SL Benfica ganhou logo cinco pontos consecutivos e depois na parte final do parcial, em que os problemas no primeiro toque voltaram a aparecer.
No segundo set, essas dificuldades de recepção avolumaram-se, com sucessivos problemas no passe para a distribuidora, que raras vezes conseguiu servir as atacantes nas melhores condições.
Os dois sets iniciais foram muito parecidos a esse nível, com o Sporting CP a ter de andar atrás no marcador, essencialmente pelas falhas a responder ao serviço do SL Benfica, agressivo, sim, mas ao qual em outras ocasiões, a equipa Leonina respondeu muito melhor.
No primeiro set, o início não conseguido do Sporting CP foi marcante em quase todo o set, pese o facto de o Sporting CP ter recuperado dessa desvantagem inicial – quando chegou a encostar a 16-15 e a 22-21, embora com a equipa encarnada na frente do marcador.
Na recta final do primeiro set, novamente as dificuldades na recepção adensaram-se e o Sporting CP perdeu o parcial por 25-21.
No segundo set, pouco saiu bem ao Sporting CP, embora a equipa Leonina tivesse começado bem, com uma vantagem de 1-4. Porém, perdeu-se com os erros de recepção a colocarem a equipa Leonina com desvantagem de quatro pontos, aos 12-8.
O Sporting CP acusou essa fase difícil e não se conseguiu recompor, até o set ficar decidido nos 25-14.
A equipa Leonina estava obrigada a ganhar o 3.º set, o início foi equilibrado, mas quase nunca a formação verde e branca consegui resolver os problemas de recepção – os pontos do Sporting CP pareceram mais em esforço do que os das adversárias. Um bom bloco de Amanda Cavalcanti colocou o marcador a 11-9 para as águias, que a seguir tiveram um remate para fora para o 11-10.
Em esforço, também mental pela necessidade de recuperar, voltaram a vir ao de cima os problemas na recepção – uma constante – que o SL Benfica aproveitou com facilidade.
Rui Pedro Silva ainda tentou introduzir melhoras, com a entrada de Jéssica Miranda e de Jady Gerotto, o Sporting CP nunca se entregou, mas quando as encarnadas fizeram o 16-11, ganharam um conforto no marcador que fazia antever dificuldades para o Sporting CP em recuperar da desvantagem. O set ficou fechado nos 25-18 para o SL Benfica.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Miranda, Amanda Cavalcanti, Leslie Tagle, Anahi Tosi, Ozge Kinasts, Tainá Anschau, Jady Gerotto, Ingrid Pereira, Daniela Loureiro [L] [C], Kanna Hanazawa, Ana Clara Nunes.