Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Bravura na resposta não chegou para apagar arranque comprometedor

Por Sporting CP
08 Out, 2025

Sporting CP caiu diante do HBC Nantes (28-39)

No Pavilhão João Rocha, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu com o HBC Nantes por 28-39, esta quarta-feira à noite, no jogo da quarta jornada do grupo A da EHF Champions League.

No início, tudo o que podia correr mal aos Leões, correu ainda pior e tornou o jogo praticamente irreversível muito cedo, apesar da bravura demonstrada numa segunda parte de ‘cara lavada’ ter deixado outra sensação perante o actual vice-campeão francês.

Com este desfecho, a equipa verde e branca viu o Aalborg Handbold ‘descolar’ rumo ao topo da tabela com os mesmos seis pontos do Füchse Berlin (tem menos um jogo), enquanto, logo atrás, o HBC Nantes igualou os quatro pontos Leoninos e do One Veszprém HC (menos um jogo) nas contas do grupo.

E desde bem cedo que o encontro se tornou um pesadelo para o Sporting CP, esta noite sem Filipe Monteiro nas opções. Logo com dois livres de sete metros falhados, alguns ataques imprecisos e duas exclusões a Christian Moga, abriu-se espaço para que o HBC Nantes – implacável no arranque – não só entrasse a vencer (1-4) como a aumentar progressivamente a sua vantagem ao longo dos primeiros onze minutos (2-7 e 3-10).

Aos poucos, Martim Costa tentou trazer a pontaria e Andrè Kristensen a solidez que estavam em falta do lado verde e branco, mas a diferença no marcador teimava em não reduzir e até a aumentar (8-15). Com uma capacidade defensiva brutal e uma constância e eficácia ofensivas que não baixaram, os franceses continuaram a castigar cada erro dos Leões, por sua vez, cada vez mais desconfortáveis na partida e agastados com algumas decisões de arbitragem (9-19).

Sucederam-se, ora as finalizações desenquadradas, ora as defesas de Nacho Bisca – 38,89% de eficácia entre os postes ao intervalo – até ao final duns atípicos primeiros 30 minutos que levaram o HBC Nantes em clara vantagem por 11-23.

E se a missão já estava para lá de complicada, o reatamento ainda elevou mais a dificuldade com um parcial de 0-3 (11-26) a abrir para os visitantes. Ainda assim, este Sporting CP, que não é de se encolher, reencontrou por momentos o seu jogo e algum ímpeto ofensivo - com o recém-entrado Mamadou Gassama a ajudar - para responder até ao 17-29.

Era íngreme a ‘montanha’ ainda pela frente, mas os Leões - de orgulho ferido - estavam dispostos a tentar escalá-la de forma heróica. Com um Pavilhão João Rocha a rugir cada vez mais alto e a defesa verde e branca a funcionar melhor, Martim Costa deu o ‘mote’ no ataque com a sua potência característica e três golos praticamente seguidos para colocar a diferença abaixo dos dez golos (23-32). O camisola 79 acabou com dez golos marcados.

Contudo, a ineficácia Leonina voltou ao encontro, enquanto pela frente cresceu também Ivan Pesic entre os postes (24-37), e o ritmo conseguido até então foi refreado de vez. 28-39 foi o resultado final, mas nada demoveu os Sportinguistas de aplaudirem e apoiarem a sua equipa para lá do fim do jogo. Também há dias assim, mesmo para uma equipa que tem feito sonhar os Sportinguistas entre a elite europeia da modalidade.

Quase seis meses depois de ter vencido no Pavilhão João Rocha – algo que não acontecia há dois anos – e, ao mesmo tempo, de ter sido o ‘carrasco’ dos Leões de Ricardo Costa nos quartos-de-final da anterior edição da EHF Champions League, o actual vice-campeão francês voltou a sair por cima em Lisboa.

Na próxima jornada europeia (16 de Outubro), os Leões de Ricardo Costa recebem o poderoso One Veszprém HC, mas antes disso têm de voltar ao Campeonato e enfrentar, este sábado (18h30), o FC Gaia, também no Pavilhão João Rocha.

Sporting CP: Edy Silva, Emil Berlin, Carlos Álvarez (2), Kiko Costa (2), Natán Suárez (1), Jan Gurri (2), Pedro Martínez, Salvador Salvador [C] (4), Orri Þorkelsson, Mamadou Gassama (2), Andrè Kristensen [GR], Diogo Branquinho (1), Christian Moga, Martim Costa (10), Mohamed Aly [GR], Victor Romero (4)