Resposta dada no Campeonato antes do regresso à Champions
11 Out, 2025
Andebol derrotou FC Gaia com total segurança (45-28)
Depois da derrota europeia, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal voltou ao Pavilhão João Rocha, este sábado, para bater o FC Gaia por esclarecedores 45-28, no embate da sétima jornada da primeira fase do Campeonato Nacional.
Num embate entre ‘pólos’ opostos, a equipa orientada por Ricardo Costa alargou o pleno de vitórias e pontos (21) que o cimentam na liderança isolada da classificação, desta feita à custa de um FC Gaia – recheado de juventude - que conta por derrotas todos os seus jogos.
Com Kiko Costa em destaque no ataque, os Leões entraram a mandar, embora os visitantes tenham conseguido manter a diferença mínima no marcador até aos sete minutos (4-3). Depois, Andre Kristensen fechou a sua baliza com defesas sucessivas e a eficácia de Martim Costa, sobretudo, aumentou a vantagem para 12-6 – cinco golos na primeira parte para o camisola 79, que acabaria com sete.
Então, a natural diferença de argumentos entre os dois conjuntos veio cada vez mais ao de cima ao ritmo da velocidade que o Sporting CP conseguiu impor nos seus ataques, chegando aos dez golos de diferença (16-6) à passagem dos 20 minutos. Uma vantagem que já não parou de aumentar até ao intervalo, com um golo do FC Gaia ainda a fixar o 24-13 no marcador.
A abrir o segundo tempo, a toada não mudou e os Leões, apostados em aproveitar a largura dada por Diogo Branquinho e Carlos Álvarez, continuaram a encaminhar um triunfo anunciado sem baixar o ritmo (33-20).
Com constante rotação nas peças por parte de Ricardo Costa e já com o jovem Santiago Póvoas (17 anos) na baliza verde e branca, os Bicampeões Nacionais melhoraram defensivamente e voltaram a ‘disparar’ no marcador até ao 40-24, assinado por Pedro Martínez com duas transições consecutivas. Nota, também, para o contributo ofensivo crescente de Emil Berlin e Orri Þorkelsson na partida.
Sem história até final, o jogo terminou com uma vitória incontestável do Sporting CP por 45-28, o melhor registo ofensivo até ao momento em 2025/2026. Este foi o segundo de três jogos consecutivos no Pavilhão João Rocha, sendo o próximo frente ao One Veszprém HC, da Hungria, no regresso ao palco europeu da EHF Champions League, marcado para quinta-feira (19h45).
Sporting CP: Edy Silva, Emil Berlin (4), Carlos Álvarez (5), Kiko Costa (5), Natán Suárez (2), Jan Gurri, Pedro Martínez (3), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (7), Andre Kristensen, Diogo Branquinho (5), Filipe Monteiro, Christian Moga, Martim Costa (7), Victor Romero (4), Santiago Póvoas [GR]