Ricardo Costa: "Fizemos um jogo completo"
27 Nov, 2025
Rescaldo ao triunfo do Sporting CP na EHF Champions League de andebol
No final da partida e em conferência de imprensa, o treinador Ricardo Costa abordou o triunfo da equipa de andebol do Sporting CP por 44-31 diante do Kolstad Handball na 9.ª jornada da fase de grupos da EHF Champions League e analisou o número muito baixo de falhas técnicas da equipa Leonina, cinco apenas em 60 minutos, como um bom indicador para sustentar o excelente triunfo dos Bicampeões Nacionais.
“Não é surpresa para ninguém que o Sporting CP tem um ataque com uma eficácia muito alta, este deve ser dos poucos jogos em que tivemos cinco falhas técnicas, antes do jogo disse que sabíamos que podíamos marcar muitos golos ao Kolstad Handball, mas também sabíamos que podíamos sofrer, mas julgo que fizemos um jogo completo, não só a parte ofensiva como a parte defensiva foi de alto nível. Não gostei da nossa entrada na segunda parte, demos oportunidade ao Kolstad Handball, por isso digo que o resultado é exagerado, porque nós sentimos alguma dificuldade na segunda parte, quando o jogo esteve por cinco ou por seis podia o jogo estar em perigo, mas a resposta foi boa nos últimos 15, 20 minutos da segunda parte e voltámos ao nosso nível, tanto a defender como no ataque”.
Com o Sporting CP cada vez mais perto de apuramento na fase de grupos da mais importante competição europeia de clubes, o técnico continua a olhar para um jogo de cada vez e sempre com máxima ambição.
“A ambição do Sporting CP é ganhar sempre o próximo jogo. Vemos como os outros jogos estão, o CS Dínamo Bucaresti que está atrás de nós já ganhou ao HBC Nantes, foi capaz de fazer o último jogo em Kielce de alto nível e eu julgo que as equipas que estão atrás de nós podem ganhar os jogos todos até ao fim, porque já o provaram. Diria que sim, a partir do momento em que estiver garantido o 6.º lugar, nós olharemos sempre para cima e conquistar o melhor possível”.
Sobre o recorde de golos alcançado esta quarta-feira – nunca antes o Sporting CP tinha marcado 44 golos num jogo da EHF Champions League - o treinador da equipa de andebol do Sporting CP observou. “É melhor bater recordes do que não bater e se eles estão aí, é para serem batidos, como diz o nosso Cristiano Ronaldo, por isso nós cá estaremos para ir batendo recordes, mas mais importante do que os recordes são as vitórias colectivas e aquilo que queremos atingir nesta EHF Champions League. Temos sonhos grandes, temos vindo a crescer na competição e estamos muito ambiciosos para jogar a final-four, esse sim seria o objectivo desta equipa e deste Clube e vai ser por isso que vamos lutar”.
Orri Þorkelsson, ponta do Sporting CP e o melhor marcador do jogo com nove golos, referiu. “Estou contente por marcar, essa é uma das coisas que eu preciso de fazer, estou orgulhoso pela minha prestação, nomeadamente hoje, mas mais feliz por termos conquistado os dois pontos porque estamos a lutar pela qualificação no grupo”.