Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leão continua a rugir forte também na Europa

Por Sporting CP
27 Nov, 2025

Triunfo do Sporting CP frente ao Kolstad Handball por 44-31 na 9.ª jornada da EHF Champions League de andebol

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu esta quinta-feira o Kolstad Handball, da Noruega por 44-31, na 9.ª jornada da fase de grupos (grupo A) da EHF Champions League.

Um triunfo categórico e por larga margem dos Bicampeões Nacionais (o quinto na competição), que assim estão cada vez mais perto carimbarem a passagem aos oitavos-de-final da EHF Champions League.   

Cedo o Sporting CP começou a desenhar superioridade sobre a equipa do Kolstad Handball, devido à maior velocidade e qualidade na execução, aliado a uma defesa profunda, num sistema 6x0, que limitava a primeira linha da formação norueguesa.

Depois de algum equilíbrio com um empate a quatro golos, o Sporting CP começou a ‘disparar’ no marcador, impulsionado pelo acerto dos pontas e, também, da primeira linha, onde Gurri serviu com critérios a enorme qualidade da primeira linha pelos laterais Martim Costa (na esquerda) e Francisco Costa, na direita. Aos 9-5, com dois golos consecutivos do ponta direito Carlos Álvarez, a formação norueguesa pediu um primeiro desconto de tempo.

E, pelo tempo fora, o Sporting CP foi impondo o domínio, com muita imprevisibilidade na circulação de bola, a abrir espaços para concretizações com elevada margem de sucesso – e assim aconteceu em forma de golos – com Francisco Costa, Martim Costa e Orri Þorkelsson a abrilhantarem os registos individuais com diversos golos, de muitas formas e feitios – Orri só falhou um livre de sete metros, com boa defesa de Sigurjón Gudmundsson, que entrou muito bem no decurso da primeira parte. 22-15 era o resultado ao intervalo, em vantagem já com algum conforto da equipa Leonina, que fez uma muito boa primeira parte. 

No segundo tempo, o Sporting CP nem entrou da melhor forma, com um pouco mais de cinco minutos a rubricar alguns erros de concretização.

A equipa norueguesa ainda teve uma ténue aproximação, com a ligação entre primeira e segunda linhas a funcionar bem e o pivô Martin Hernes Ovde a marcar dois golos consecutivos.

Mas os demolidores irmãos Costa – Martim e Francisco – juntamente com a frieza glacial de Orri Þhorkelsson na finalização, voltaram a distanciar muito o Sporting CP no marcador. A 30-23, com Carlos Álvarez também em evidência tanto no posto específico de ponta direito, como em contra-ataque, o Sporting CP deu novo ‘safanão’ no marcador e até final foi gerindo e aumentando a diferença, com dez minutos finais em que voltou a vincar bem as diferenças em relação à equipa nórdica.

A vertigem do ataque, os roubos de bola, a velocidade na execução, o querer sempre mais do Sporting CP, elevaram o marcador para números finais de 44-31, um registo de número de golos marcados que passa a ser o recorde do Sporting CP na EHF Champions League, com os Sportinguistas a aplaudirem de pé mais uma excelente exibição dos Bicampeões Nacionais orientados por Ricardo Costa. 

Sporting CP: Edney Silva, Emil Berlin (1), Carlos Álvarez (5), Francisco Costa (5), Jan Gurri (3), Pedro Martínez (2), Salvador Salvador [C] (3), Orri Þorkelsson (9), Mamadou Gassama (2), André Kristensen [GR], Diogo Branquinho (3), Filipe Monteiro, Christian Moga, Martim Costa (7), Mohamed Ali [GR], Victor Romero (4)