Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Nelson Évora condecorado pelo Presidente da República

Por Jornal Sporting
03 Set, 2018

Atleta leonino foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito

Campeão europeu e orgulho nacional. Nelson Évora, atleta do Sporting Clube de Portugal e recente medalha de ouro na prova de triplo salto dos Campeonatos Europeus de atletismo, em Berlim, foi esta segunda-feira recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que condecorou o leão, juntamente com Inês Pereira Henriques, campeã europeia em 50km marcha.

A cerimónia no Palácio de Belém começou com um breve discurso, Marcelo Rebelo de Sousa vincou o mérito dos atletas e agradeceu por “acreditarem no que são e no que podem alcançar, por não desistirem de metas mais ambiciosas, por conjugarem trabalho, consistência e humildade”, realçou, deixando um apelo: “Estas são qualidades que devem ser uma lição para todos nós. Precisamos de mais amor-próprio, auto-estima, maior ambição, muita consistência, e humildade”, terminou.

Nelson Évora, sublinhe-se, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, num dia em que foi acompanhado por Artur Torres Pereira, Presidente da Comissão de Gestão e Carlos Silva, director técnico do atletismo verde e branco, e mostrou o orgulho luso sentido no momento. “É, sem dúvida, uma grande honra receber esta condecoração. Qualquer atleta, quando inicia a sua carreira, tem muitos sonhos, mas nunca pode prever que este dia chegará. Estou feliz por mais este passo e por continuar a honrar todos os portugueses”, começou por dizer, respondendo, de seguida, ao motivo pelo qual nunca havia aceitado tal distinção.

“Depois de tudo o que passei, sentia que não era o momento ideal. Não tive uns dias fáceis, que se dividiam entre a simpatia do público versus a relação com a imprensa, que não era boa. Então achei que teria de continuar a trabalhar para sentir que fosse o momento certo para o fazer. Chegou o dia, mas isso agora pouco importa. Importa sim é que já fui condecorado e estou muito satisfeito”, explicou o atleta.

O campeão europeu não deixou, também, de salientar que apesar de já ter conquistado tudo, continua com a mesma motivação que o trouxe até aqui. “Há sempre algo mais para conquistar. Nós, atletas, temos sempre muita ambição e queremos sempre fazer algo novo e diferente, para ganhar mais. No meu caso, já ganhei tudo o que havia para ganhar, mas continuo super motivado, como se estivesse no primeiro dia da minha carreira para continuar a fazer história e a dignificar todos os portugueses por esse Mundo fora. E saltar muito longe”, realçou.

Para terminar, Nelson Évora relembrou a necessidade do foco para tudo aquilo que tem vindo a conquistar: “Nunca ninguém me poderá dizer que algo não é possível. Se realmente trabalhar da mesma forma tudo é possível. Não nos podemos encostar ao talento, devemos ter como principal arma o trabalho. Estou aqui graças ao trabalho e toda a gente sabe disso”, concluiu.