Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Luís Barreto/FPA

Cátia Azevedo: "Ter uma rotina delineada é muito importante"

Por Sporting CP
01 Abr, 2020

Velocista do Sporting CP fala sobre o isolamento social e o novo dia-a-dia

Cátia Azevedo tenta manter a mesma rotina, apesar do isolamento social e de os Jogos Olímpicos terem sido adiados para 2021. A velocista do Sporting Clube de Portugal, especialista nos 400 metros, esteve à conversa com a Sporting TV e deu conta do seu novo dia-a-dia.

“A preparação mantém-se. Em termos de força consigo manter o treino, porque tenho ginásio em casa, mas é um pouco complicado em termos de corrida. Ainda assim, tenho optado por sítios mais abertos e com o menor número de pessoas possível para manter o distanciamento social”, começou por dizer, referindo que “ter uma rotina delineada é muito importante”.

“Tento acordar quase à mesma hora de sempre, treino uma ou duas vezes por dia e, uma vez que estou a fazer a “quarentena” com o meu namorado, tanto eu como ele tiramos uma ou duas horas por dia para ter o nosso próprio momento a sós e fazemos ainda algumas actividades juntos – cozinhar, arrumar…”, contou.

“É uma altura complicada para todos. É momento de nos organizarmos internamente e percebermos que se calhar andamos a correr demais”, referiu, acrescentando a visão que tem também como aluna de enfermagem: “Aquilo que posso dizer, além do que tem sido dito, é que mantenhamos a nossa protecção e dos nossos. A única missão neste momento deve ser ficarmos em casa, deixar os profissionais trabalharem e alertar as pessoas mais próximas, sobretudo os mais velhos, para os perigos que podem existir para eles”.

Quanto à competição, a atleta verde e branca diz-se tranquila. “A nossa temporada está um pouco em stand by e os Jogos Olímpicos foram adiados, resta-nos saber se o Campeonato da Europa também vai ser. Terá tudo a ver com a evolução da pandemia cá e no Mundo”, disse, referindo: “É preciso não estarmos muito ansiosos, mantermos a calma e sermos positivos. Agora é mais importante o nosso bem-estar e termos consciência de que nos temos de manter sãos tanto em termos de saúde física e mental”.

Por esse mesmo motivo, Cátia Azevedo vai estar esta quarta-feira, às 18h30, na conta de Instagram ‘academiaatletismoscp’ para um treino, que pode ser feito por toda a gente, com o professor Gonçalo Uva.

“Assistam e façam o treino connosco”, disse, deixando o apelo: “Ajudem-se entre todos, compreendam-se e sejam fortes. Estamos todos juntos. É um momento mau, mas devemos transformá-lo em menos mau ou bom. Cabe-nos a nós proteger-nos, aos nossos e a toda sociedade. Só assim estaremos juntos rapidamente”.