Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Mais sangue novo para correr pelo Sporting CP

Por Sporting CP
23 Out, 2025

Sporting CP recruta mais dois atletas sub-20 e aposta no trail

O atletismo do Sporting Clube de Portugal continua a preparar o futuro e a abrir novos caminhos. Além de reforçarem a equipa sub-20 com a chegada de Afonso Chaves (campeão nacional em sub-20 de 400 metros barreiras) e Tiago Bento (110 metros barreiras), os Leões recrutaram o internacional Tiago Vieira, de 22 anos, para abrir a secção de trail, disciplina que passou a integrar a Federação Portuguesa de Atletismo.

"Obrigado ao Sporting CP pela oportunidade e saúdo todos os Sócios e Sportinguistas. É um prazer estar aqui e ser o atleta que vai iniciar o projecto do trail no Sporting CP é um orgulho", começou por salientar aos meios de comunicação do clube verde e branco.

Para Tiago Vieira tudo começou no desporto escolar até que descobriu o trail em tempos de pandemia de COVID-19. "Estou muito contente pelo percurso que tenho feito", reconheceu o jovem que chega ao Sporting CP após ter representado a Associação Porto da Cruz Trail Team e, além disso, convida “todos a experimentarem” esta disciplina.

"O trail, acima de tudo, é o contacto com a natureza, descobrir novos lugares, o convívio, as amizades que se fazem e o espírito. Aprendi muito mais a desfrutar do processo e da preparação para cada prova", confessou, realçando também a ambição e os objectivos claros que o movem neste desafio.

"Quero continuar em provas internacionais, dar títulos ao Sporting CP e desenvolver a secção", traçou Tiago Vieira, o rosto do trail Leonino, na sua apresentação.

De seguida, Paulo Reis, coordenador de atletismo do Sporting CP, explicou esta nova aposta e mostrou-se muito satisfeito por contar, para isso, com "um rapaz ambicioso, que quer fazer carreira e ter destaque no trail, e já o tem, porque tem excelentes resultados". "Entendemos que era bom termos visibilidade também nesta área do atletismo. É o início, mas acredito que ao fim de algumas épocas vamos ter mais gente a juntar-se ao projecto", acrescentou.

No mesmo momento, Afonso Chaves e Tiago Bento foram também apresentados como reforços para a equipa sub-20.

"Sinto-me muito bem por estar a representar o clube do meu coração e vou trabalhar para alcançar coisas bonitas", destacou Afonso, vindo do CP Mangualde, e que tem acumulado excelentes resultados em pouco tempo, depois de ter deixado o futebol aos 16 anos.

"Fui campeão nacional de sub-18 na minha primeira época e na última foi campeão de sub-20. Está a correr bem", reconheceu, mas agora de Leão ao peito quer "conseguir mais e melhores resultados". "Fazer marcas de qualificação para os Mundiais de sub-20 nos EUA e, posteriormente, melhorar as minhas marcas e conseguir mais títulos" são os objectivos delineados.

Um atleta que o Sporting CP “já tinha sinalizado”, apontou o coordenador Paulo Reis, sem dúvidas de que se trata de um “talento muito grande para explorar”. "Vivendo em Mangualde, havia a questão da distância a dificultar a orientação do Afonso, que ainda teve alguns problemas de lesões, mas no ano passado voltou a ser campeão nacional. Acabámos por conseguir que se juntasse a nós e tenho muita confiança nele", salientou.

Por fim, também Tiago Bento (ex-CN Rio Maior) chega para correr em provas de barreiras, mas nos 60 e 110 metros, distâncias em que quer “fazer pódios nacionais” e, talvez, "conseguir uma medalha de ouro e o apuramento para os Mundiais [de sub-20]", traçou.

Depois de se ter iniciado no atletismo aos 10 anos e com corridas de estrada, a velocidade e as barreiras deram-lhe “um gosto diferente”, confessou, até porque “os resultados também apareceram”. Agora, Tiago Bento afirma-se “preparado” para uma grande mudança.

"Sempre foi um sonho representar um clube tão grande, especialmente no atletismo, onde o Sporting CP é o melhor em Portugal", sublinhou uma das mais recentes caras novas da equipa sub-20.

"É um jovem que este ano decidiu vir viver para Lisboa e analisando os seus resultados percebemos que era uma mais-valia", atentou o coordenador Paulo Reis. "Quando começou a treinar connosco, o treinador que o estava a enquadrar referiu que realmente tem um potencial até superior ao que achávamos. Tudo se alinhou para que se junte à equipa de sub-20 para representar o Sporting CP no DNA e ajudar-nos certamente a lutar para vencer o título [nacional] do escalão", sentenciou.

São mais três jovens talentos para potenciar de verde e branco e uma nova secção, o trail, para manter debaixo de olho.