Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Rui Farinha/NFactos

Sem margem de erro

Por Sporting CP
28 maio, 2021

Desaire frente ao FC Porto (87-73) no terceiro jogo

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada, esta sexta-feira, diante do FC Porto por 87-73 no terceiro jogo da final dos play-offs da Liga Placard, disputada à melhor de cinco. Este segundo triunfo azul e branco deixa os Leões – que venceram o primeiro encontro - sem margem de erro, tendo que vencer a próxima partida, já no domingo, de novo na Dragão Arena, para levar a decisão para o último jogo, no Pavilhão João Rocha.

Com Travante Williams, John Fields, Shakir Smith Micah Downs e James Ellisor no cinco inicial, o Sporting CP assumiu a primeira posse e abriu da melhor forma (0-3), com o poste Fields a marcar dois pontos com direito ainda a um lance livre, também convertido. Smith voltaria a dar a dianteira ao Leões, apontando os três lances livres a que teve direito (5-8), mas na resposta Bradley Tinsley atirou de longe para o triplo (8-8) e o equilíbrio tomou conta da partida.

Smith ainda fez o primeiro triplo verde e branco, mas era a intensidade defensiva das duas formações que fazia a diferença (15-15) num início muito disputado. Contudo, o FC Porto subiu de produção no ataque e aproveitou os turnovers Leoninos para cavar uma distância de sete pontos, confirmada pelo lançamento exterior de Vladyslav Voytso (24-17). No fim dos primeiros dez minutos, o marcador registava 26-21.

O reinício teve várias perdas de bola e lançamentos falhados de parte a parte, mas a equipa azul e branca, superior nos ressaltos ofensivos, arrancou um parcial de 5-0, só quebrado pelo duplo acerto de Diogo Ventura a partir da linha de lance livre (31-23). Ainda assim, a turma de Alvalade continuou a sentir muitas dificuldades no ataque – quase quatro minutos sem marcar - e o FC Porto construía uma vantagem cada vez mais robusta (40-24).

Num jogo de nervos, Travante acabaria expulso – mais uma contrariedade para o Sporting CP -, mas Pedro Catarino (triplo) e Diogo Ventura responderam a fechar o primeiro tempo (43-31), procurando uma reacção imperativa para os Leões, que somaram 12 turnovers - o dobro dos do adversário. 

De início, o FC Porto trouxe a mesma eficácia desde a linha de três pontos e não permitia que a turma de Alvalade se aproximasse no resultado (49-33). Depois, o terceiro período foi menos bem jogado e carregado de erros por parte de ambos os conjuntos. Shakir Smith encerraria a ineficácia verde e branca com um triplo, mas Tinsley respondeu na mesma moeda para o 56-40.

A missão apresentava-se espinhosa para a formação Leonina, que, porém, não deixava de lutar para discutir o resultado, tal como o novo triplo de Smith e os três pontos de João Fernandes demonstravam (58-49). O Sporting CP estava de regresso e, sobre a buzina, Smith encontrou Diogo Araújo solto, que atirou "sem espinhas" para o triplo, fixando o 61-54 que deixou tudo em aberto para o último quarto. 

Os lances vistosos e bem-sucedidos de Nevels e Smith prometiam, mas era Araújo quem confirmava o seu bom momento com mais oito pontos, dois deles desde a linha de três (72-66). Se do lado portista a eficácia se mantinha, os Leões respondiam da mesma forma, agora com um triplo de Downs para o 79-69.

No entanto, o tempo corria contra a turma de Alvalade, que já não conseguiria reverter a desvantagem, apesar do esforço final, e 87-73 seria o resultado.

O próximo e decisivo encontro entre dragões e Leões está agendado para este domingo, às 17h00, na Dragão Arena.

Sporting CP: Travante Williams (1), Francisco Amiel, John Fields (10), Jorge Embaló, Shakir Smith (14), Diogo Ventura (10), João Fernandes (10), Cláudio Fonseca, Diogo Araújo (11), Pedro Catarino (5), Micah Downs (12) e James Ellisor [C].