Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões ensaiam rugido num dérbi de loucos

Por Sporting CP
05 Set, 2021

Travante Williams resolveu no último segundo (82-79)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o SL Benfica por 82-79 no terceiro e último jogo do Torneio Internacional de Lisboa, terminando a competição na terceira posição. Travante Williams esteve em grande com um total de 18 pontos, oito ressaltos e seis assistências, tendo apontado o triplo que deu o triunfo.

Após os desaires em testes exigentes frente aos espanhóis do Obradoiro CAB (61-69) e Real Betis (75-77), os Campeões Nacionais encerraram o torneio de pré-temporada com uma vitória num dérbi de loucos que contou com muito público nas bancadas. Amigável e dérbi são termos que poucas vezes se conjugam e, apesar de ter sido um jogo de preparação, a rivalidade e a emoção estiveram sempre bem presentes no Pavilhão João Rocha.

Sem Tanner Omlid e Joshua Patton entre as opções e com Travante Wiliams, Diogo Ventura, João Fernandes, Joshua Martin e Micah Downs no cinco inicial, os Leões iniciaram a partida. A par e passo no marcador e depois de algumas alternâncias na liderança, os triplos consecutivos de Travante e Ventura colocaram a turma de Alvalade na frente (9-6). Já com um cinco Leonino completamente renovado, o reforço António Monteiro mostrou-se também aos Sportinguistas desde a linha de três pontos e logo em dose dupla (18-14), antes de Travante fixar o 20-16 nos primeiros dez minutos.

De mão quente também a abrir o segundo quarto, Monteiro assinou um novo triplo (23-16), recebendo muitos aplausos dos adeptos – ao intervalo o acerto exterior dos Leões era de 50 por cento, bem acima dos 35 do adversário. Seguiram-se minutos frenéticos até ao 34-25, com Miguel Maria Cardoso, Travante e o poste Daniel Relvão com a pontaria afinada. Até ao intervalo, as águias subiram de produção e reduziram a diferença no marcador, que assinalava 39-36.

Monteiro, camisola dez do Sporting CP, terminou a primeira parte a liderar em pontos (11) e ressaltos (cinco). Já nas assistências, Miguel Maria distribuía como ninguém (cinco) – acabando o jogo com oito.

As muitas imprecisões de parte a parte marcaram o reatamento, porém depois de uma reacção encarnada (44-45) os Leões arrancaram à boleia de Ventura e João Fernandes – oito e cinco pontos neste quarto, respectivamente – até ao 57-48. Antes do 59-52 que fechou o terceiro período, Travante levantou para o afundanço de Downs e o Pavilhão João Rocha entrou em ebulição nos dez minutos finais.

Contudo, depois de um triplo a abrir de Ventura (65-55), o SL Benfica reagiu e aumentou a sua eficácia – parcial de 0-14 - ao mesmo tempo que o Sporting CP sentia dificuldades no ataque (65-69). Foi Miguel Maria, com cinco pontos consecutivos, a colocar um ponto final na 'seca' Leonina a três minutos do fim e, pouco depois, Travante restabeleceu o empate desde a linha de lance livre (74-74).

Estava tudo em aberto e os mesmos protagonistas voltaram a assumir o jogo: o norte-americano converteu um triplo que levantou as bancadas (77-76) e o base português não tremeu nos lances livres (79-76). 

Com oito segundos no relógio, porém, Aaron Broussard, dos encarnados, respondeu desde a linha exterior para o empate (79-79). Incerteza até ao fim, mas o sorriso final seria rasgado e verde e branco: no último segundo, Travante virou-se em esforço e converteu o triplo da vitória já sob a buzina, espoletando a explosão nas bancadas.

Sporting CP: Travante Williams (18), Miguel Maria Cardoso (11), Mike Fofana (1), Diogo Ventura (17), António Monteiro (13), João Fernandes (9), Daniel Relvão (8), Joshua Martin (1), Micah Downs (4) e Daniel Machado.