Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões vencem dérbi intenso na Luz

Por Sporting CP
14 Dez, 2022

Sporting CP venceu SL Benfica por 90-93

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta quarta-feira, o SL Benfica por 90-93 em jogo da 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional, disputado no Pavilhão da Luz.

Dérbi intenso e disputadíssimo do início ao fim, ultrapassando as duas horas de jogo, com o Sporting CP a perder Diogo Ventura e Travante Williams nos minutos finais por exclusão. Ainda assim, nada travou o Sporting CP, que assim conseguiu aproximar-se do rival na tabela. Leões e águias estão agora separados por apenas um ponto, com o FC Porto a ter os mesmos pontos que o SL Benfica.

Na Luz foi mesmo o Sporting CP que entrou melhor, com Travante Williams a inaugurar o marcador, mas a formação encarnada, até aqui invencível no campeonato, depressa deu a volta, com um lançamento exterior, e esteve sempre na frente até aos 14-14. António Monteiro deu depois a volta, mas Sporting CP e SL Benfica continuaram muito igualados.

Só na recta final do primeiro período é que a equipa da casa se distanciou (26-19), mas um triplo de Marcus LoVett Jr, reaproximou os dois emblemas e deixou tudo mais em aberto. No entanto, o SL Benfica, mais eficaz, acabou o primeiro quarto na frente, com 28-24.

No segundo quarto, a equipa da casa entrou melhor e conseguiu uma vantagem de 14 pontos (45-31), mas a resposta Leonina não tardou com dois triplos seguidos, primeiro de Marcus LoVett Jr e depois de António Monteiro. A partir daí, apesar da desvantagem de oito pontos, o Sporting CP começou a recuperar e com sucesso em mais dois lançamentos exteriores, de Travante Williams e Diogo Ventura, fez 19-25 e saiu assim para o intervalo a vencer por 47-49.

No terceiro período, o SL Benfica reentrou à procura de dar a volta ao marcador e conseguiu, voltando a distanciar-se (54-49), mas com calma e com mais um triplo de Travante Williams e outro de António Monteiro, o empate voltou a registar-se (54-54 e 57-57). Quarto com menos pontos (16-13) e o SL Benfica a fechar na frente, 63-62, mas nunca mais voltou a mandar no jogo.

No quarto período, os comandados de Pedro Nuno Monteiro mostraram as garras e confirmaram a vitória. As duas equipas ainda estiveram taco a taco (68-68), mas o Sporting CP conseguiu fazer sete pontos seguidos sem qualquer resposta encarnada e embalou aí para o triunfo. Com 70-79, os Leões ficaram sem Diogo Ventura e Travante Williams e assim o SL Benfica ainda chegou aos 86-88, mas não conseguiu voltar a dar a volta, nem sequer empatar.

Com 90-92, a sete segundos do final, a equipa da casa ainda acreditou que João Fernandes falhasse os dois lançamentos livres, e assim se marcasse um triplo acabava por vencer, mas o jogador verde e branco falhou apenas um e fez o 90-93 final, com o Sporting CP a fechar o quarto com 31 pontos marcados.

Vitória justa do Sporting CP num exclente dérbi e com Marcus LoVett Jr, de novo, a destacar-se, desta vez com 28 pontos e seis assistências.