Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Triunfo expressivo encerra fase regular

Por Sporting CP
18 Fev, 2023

Leões batem Sangalhos DC por 98-64 e asseguram a vice-liderança

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu este sábado o Sangalhos DC por 98-64, no Pavilhão João Rocha, em jogo da 22.ª e última jornada da fase regular da Liga. Com este triunfo, a turma orientada por Pedro Nuno Monteiro termina esta primeira etapa competitiva no segundo lugar com 40 pontos, menos um do que o líder SL Benfica.

Vindos de oito vitórias seguidas, os Leões viram o conjunto visitante dar luta desde o arranque. A formação última classificada da tabela começou por conseguir um parcial de 0-6 e esteve na frente até ao 14-13. A partir daí, assistiu-se a um duelo muito disputado e registaram-se várias alternâncias na frente do marcador, mas na recta final o Sporting CP garantiu a liderança: 23-20.

No segundo quarto, foi o conjunto de Alvalade a entrar com o pé direito (6-0), conseguindo distanciar-se rapidamente e consentindo apenas dois pontos nos cinco minutos iniciais (37-22). As melhorias defensivas dos Leões foram notórias e a diferença foi aumentando, até atingir os 17 pontos em cima do descanso (49-32), com Isaiah Armwood e Diogo Ventura em evidência.

No regresso dos balneários, os Leões mostraram-se inspirados no tiro exterior, com Travante Williams e Ricardo Monteiro a marcarem o tom ao meterem um triplo cada. Muito consistente e agressiva em termos defensivos, a turma da casa continuou a justificar o rótulo de favorita que trazia para esta partida e foi dilatando a margem a par e passo, até aos 24 pontos (79-55).  

No último parcial do jogo, pouco ou nada mudou. A superioridade verde e branca foi mais uma vez inquestionável, perante um adversário sem armas suficientes para esboçar uma reacção, pelo que o encontro ficou fechado com um fosso de 34 pontos no marcador: 98-64.

Nota para Diogo Ventura, que atingiu o duplo-duplo (dez pontos e dez assistências), enquanto Joshua Patton ficou perto (14 pontos e nove ressaltos). Os outros melhores marcadores do conjunto Leonino foram Isaiah Armwood (15), Marcus LoVett Jr (13) e Travante Williams (11), num desafio em que quase todos os jogadores pontuaram, com excepção única de Gil Jardim.

O Sporting CP, que contou pela segunda vez com o contributo do mais recente reforço Eddy Polanco, volta a jogar no fim-de-semana de 5 de Março, no arranque da segunda fase. Os Leões vão integrar o grupo A juntamente com SL Benfica, FC Porto, UD Oliveirense e AD Ovarense, faltando ainda conhecer o quinto adversário (deste lote, já estão todos apurados para os play-off) .

Sporting CP: Travante Williams (11), André Cruz (4), Joshua Patton (14), Isaiah Armwood (15) e Marcus LoVett Jr (13); Eddy Polanco (10), Ricardo Monteiro (10), Gil Jardim, Marko Loncovic (2), Diogo Ventura (10), António Monteiro (2) e João Fernandes (7).